Consultor Jurídico

Notícias

Novo comando

Desembargador Victor Laus toma posse como presidente do TRF-4

Por 

O desembargador Victor Luiz dos Santos Laus tomou posse nesta quinta-feira (27/6) como presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Também foram empossados como vice-presidente e corregedora regional os desembargadores Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle e Luciane Amaral Corrêa Münch, respectivamente.

A nova administração vai comandar o tribunal de junho de 2019 a junho de 2021. A posse aconteceu em sessão solene no plenário da sede da corte, em Porto Alegre, e contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e do ministro da Justiça Sergio Moro. 

No discurso de posse, Laus afirmou que, durante sua gestão, “a regra será o diálogo com os demais órgãos, e unidades do tribunal, até porque detêm, mercê da atividade cotidiana, e da memória organizacional e institucional, a expertise indispensável para, em conjunto com a administração, encontrar soluções criativas, e que se ajustem aos princípios da eficiência, e da economicidade”.

Sylvio Sirangelo / TRF4Desembargador Victor Laus vai presidir o TRF-4 no biênio 2019-2021

O desembargador também falou de questões sociais e citou "polêmicas sem fim" que inspiram discursos de ódio nas redes sociais, ingredientes que, segundo ele, têm agravado a litigiosidade na sociedade. "O tribunal, atento à sua responsabilidade constitucional de permanecer acessível à cidadania, de fomentar uma cultura de paz, de zelar pela coisa pública e pela ética na relação de administração, não deixará de envidar esforços para incentivar, sempre que possível, o uso de meios adequados para a resolução de conflitos", completou.

Tribunal da "lava jato"
O TRF-4 é o tribunal que analisa os processos da "lava jato" em segunda instância. Os casos ficam sob responsabilidade da 8ª Turma, da qual Victor Laus fazia parte até assumir a presidência. Em janeiro de 2018, ele participou do julgamento do triplex do Guarujá e votou pelo aumento da pena do ex-presidente Lula de nove anos e seis meses de prisão para 12 anos e um mês. A decisão foi unânime.

Agora, quem assume a vaga na 8ª Turma é o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores. Ele presidiu o TRF-4 no biênio 2017-2019 e, nesta quinta, transmitiu o cargo a Victor Laus. "No exercício da presidência não medi esforços nem sacrifícios para corresponder à confiança que em mim foi depositada", disse Thompson Flores em seu discurso de despedida do cargo.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 27 de junho de 2019, 20h03

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/07/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.