Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

Professor germânico

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Gunther Teubner (Herrnhut, 30 de abril de 1944) é um sociólogo alemão.É um jurista, professor de direito civil, sociologia e filosofia do direito em Frankfurt e Bremen (Alemanha).

Autopoiese

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios. Segundo esta teoria, um ser vivo é um sistema autopoiético, caracterizado como uma rede fechada de produções moleculares (processos) em que as moléculas produzidas geram com suas interações a mesma rede de moléculas que as produziu. A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Portanto, um sistema vivo, como sistema autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em sua própria estrutura, e não por um agente externo.
De origem biológica, o termo passou a ser usado em outras áreas por Steven Rose na neurobiologia, por Niklas Luhmann na sociologia, por Gilles Deleuze e Antonio Negri na filosofia, por Patrick Schumacher na arquitetura e por Gunther Teubner no Direito (Fonte Wikipédia).

Alopoiese

O IDEÓLOGO (Cartorário)

"Alopoiese (grego antigo, αλλ(ο)- allo „outro, diferente“ e ποιεῖν poiein „criar, construir, bauen“) é a característica de um sistema, que não é capaz de se reproduzir e cujo produto não é ele próprio. Sistemas alopoiéticos também não são autônomos. O termo vem da teoria de sistemas e se opõe à Autopoiese.
O neurobiólogo Humberto Maturana utiliza o termo para sistemas que não constituem seres vivos, que são, por sua definição, autopoiéticos.Um exemplo é uma linha de montagem, na qual o produto (por exemplo um automóvel), não está, via de regra, relacionado com o maquinário usado para produção. Um outro exemplo são Vírus, que não conseguem operar sua auto-produção, necessitando de uma célula hospedeira para reprodução (Fonte Wikipédia).

Perfeito!!!

Daniela A. Correia (Advogado Autônomo - Criminal)

Adorei o artigo...

Comentar

Comentários encerrados em 1/07/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.