Campanha discriminatória

Empresa firma TAC e pagará R$ 80 mil por publicidade infantil racista

Autor

22 de junho de 2019, 8h57

A marca Sestini de bolsas e mochilas firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Defensoria Pública de São Paulo e pagará R$ 80 mil ao Fundo Especial de Defesa de Reparação de Interesses Difusos e Lesados, vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, a título de indenização por uma publicidade infantil racista.

123RF
Comercial denunciado passava em canais infantis da televisão e em redes sociais
123RF

O caso teve início em agosto de 2017, quando o material foi denunciado pelo Criança e Consumo, pela Uneafro e pelo Coletivo de Oyá. A campanha, que passava em canais infantis na televisão e também foi divulgada nas redes sociais, vendia mochilas com personagens infantis. Em uma das peças publicitárias, o uso de turbante aparecia como algo "vergonhoso".

De acordo com o compromisso assinado com a Defensoria, a empresa não poderá mais fazer publicidade infantil, deverá adotar cotas raciais de 20% em todos os setores da empresa e ainda promover atividades permanentes de formação e capacitação de seus funcionários. Os funcionários da área de criação também deverão ser capacitados para que as campanhas publicitárias da empresa não incitem qualquer forma de discriminação.

Clique aqui para ler o TAC.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!