Consultor Jurídico

Notícias

Medo de invasões

Procuradores da "lava jato" no Paraná suspendem contas no aplicativo Telegram

Por 

A chamada força-tarefa da operação “lava jato” no Paraná informou nesta quarta-feira (19/6) que seus integrantes suspenderam o uso do aplicativo de mensagens Telegram.

Conversas de procurador Deltan Dallagnol com Sergio Moro foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil
André Telles

O site The Intercept Brasil divulgou no domingo (9/6) conversas no Telegram entre o então juiz federal Sergio Moro e Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa no Paraná. As mensagens mostram o então juiz orientando o trabalho dos procuradores e até cobrando a força-tarefa da operação por resultados. Nesta quarta, Moro, agora ministro da Justiça, disse no Senado que as mensagens foram obtidas por crime de hackeamento.

Em nota, os procuradores da República disseram que, desde abril, vêm constatando “ataques criminosos” a suas contas no aplicativo.

“Tendo em vista a continuidade, nos dias subsequentes, das invasões criminosas e o risco à segurança pessoal e de comprometimento de investigações em curso, os procuradores descontinuaram o uso e desativaram as contas do aplicativo Telegram nos celulares, com a exclusão do histórico de mensagens tanto no celular como na nuvem”, afirmou a força-tarefa.

Segundo os integrantes do Ministério Público Federal, as contas foram reativadas para evitar sequestros de identidade virtual. Mas isso, conforme eles, não resgata o histórico de conversas.

A força-tarefa ainda orientou os procuradores a trocar os aparelhos e os números dos contatos funcionais.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 20 de junho de 2019, 11h30

Comentários de leitores

2 comentários

Obstrução?

José R (Advogado Autônomo)

Queimar o arquivo, destruir provas, ocultar aparatos eletrônicos que possam ser periciados e recuperar dados cruciais para o esclarecimento da verdade penalmente relevante não tem sido considerado conduta criminosa nos termos da lei n.12.850/2013? Ou isso só é para os inimigos?
Calma! Só se está perguntando porque se quer entender...

Denúncia-noticia - crime

Aureo Marcos Rodrigues (Outros)

CPI – DA LAVA TOGA – JÁ - Veja as palavras o parecer e as críticas do Ex - Ministro GILSON DIPP, do SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA, através do site: https://www.youtube.com/watch?v=5JN9BDTR_Vc --- Veja também o repudio da associação da MAGISTRATURA através do site:
https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI304866,11049-Associacao+de+magistrados+repudia+fala+de+Moro+de+que+e+comum+contato -----
para provar as ilegalidades o abuso de poder e a perseguição, praticada pelo Juiz SERGIO MORO e pelos procuradores da LAVA JATO, pois esses fatos são de competência dos ÓRGÃOS CORRECIONAIS, pois somente o SENADO FEDERAL, através do seu COLEGIADO DE 81 SENADORES, pode apurar e julgar, esses fatos criminosos, de forma digna, nos termos do artigo 52 inciso II, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, e trazer uma RESPOSTA definitiva com celeridade a SOCIEDADE BRASILEIRA, pois o EX-PRESIDENTE LULA, questionou a CONDUTA DO JUIZ NO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, e não houve nenhuma RESPOSTA DOS CORREGEDORES NACIONAIS, veja também as ilegalidades os abusos de poderes e as perseguições da JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO, através do site: https://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?id=15481¬icia=juiz-consegue-na-justica-bloqueio-de-videos-que-o-acusam-de-venda-de-sentenca -- com o tema: juiz consegue na justiça, broqueio de vídeo que acusa de VENDA DE SENTENÇA, pois o Juiz LEOPOLDINO MARQUES DO AMARAL, que foi assassinado pedindo SOCORRO a CPI- DO JUDICIÁRIO DE 1999, na sua CARTA que se encontra no site: http://www.prosaepolitica.com.br/wp-content/uploads/2010/03/CARTA-JUIZ-LEOPOLDINO.pdf
já mostrava o que era e o que seria da nossa justiça no futuro e já reclamava do desvio de conduta dos membros do TJ-MT, STJ e STF e do MINISTÉRIO PÚBLICO.

Comentários encerrados em 28/06/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.