Sistema falho

Depoimento de Moro foi "espetáculo de diversionismo", diz jornalista

Autor

19 de junho de 2019, 19h15

O depoimento de Sergio Moro, ex-juiz da “lava jato” e ministro da Justiça, ao Senado foi um “belo espetáculo de diversionismo”, comenta o jornalista Rodrigo Haidar, colunista de assuntos de Justiça da rádio Band News FM.

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em depoimento ao Senado, Moro diz que não se deve discutir o que ele disse nas mensagens divulgadas pelo Intercept, mas, sim, como o site conseguiu o material
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Moro foi à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) falar sobre suas mensagens que foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil. Mas o que se viu foram senadores apoiando ou atacando a “lava jato”, enquanto o ex-juiz chamava a publicação de sensacionalista, segundo Haidar. “Os diálogos divulgados até agora revelam, sim, parcialidade.”

Desde o dia 9 de junho, o Intercept vem divulgando trocas de mensagens dos procuradores da “lava jato” e entre o procurador Deltan Dallagnol e Moro. Em algumas delas, Moro aparece orientando a atuação dos procuradores e até mesmo cobrando por resultados. O último trecho divulgado mostra Moro questionando a “lava jato” por terem aberto um inquérito contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, alguém de que o juiz aparentemente buscava apoio político.

Para Haidar, a audiência na CCJ seria uma oportunidade de os senadores, junto com o próprio juiz, buscarem soluções para problemas do inquérito policial – como o envolvimento do julgador desde a fase inicial da produção de provas. Mas nada disso foi discutido com profundidade. Moro limitou-se a dizer que esse tipo de contato entre juízes e procuradores é normal.

“Se esse é o padrão do sistema, como diz o ministro, o sistema precisa de correção”, afirma Haidar. “O fato de a lava jato ter desvendado diversos esquemas de corrupção não dá à operação um salvo-conduto para seus erros.”

Rodrigo Haidar é jornalista e já foi chefe de redação e correspondente em Brasília da revista Consultor Jurídico.

Assista ao comentário:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!