Vazamento de conversas

Grupo de advogados pede que PGR investigue Moro e Dallagnol

Autor

17 de junho de 2019, 14h12

O Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação contra o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa da "lava jato". O pedido foi feito após o site The Intercept Brasil publicar uma série de conversas entre Moro e Dallagnol que mostram o ex-juiz orientando o trabalho do Ministério Público na "lava jato".

"Os fatos a serem apurados derivam de fortes indícios e provas que demonstram que o juiz da operação "lava jato" era quem determinava os rumos da investigação, além da existência de colaborações criminosas entre julgador e acusadores, que, juntos, também influenciavam a grande mídia para veicular aquilo que desejassem, de acordo com suas convicções ideológicas e na mais absoluta violação ao princípio da imparcialidade", diz o pedido.

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência BrasilColetivo de advogados quer que PGR investigue Moro após divulgação de conversas com procuradores da "lava jato"

Os advogados alegam que a revelação das conversas é uma "prova inexorável das convicções ideológicas do ex-juiz em conluio com os procuradores". Eles também apontam o ex-presidente Lula como o maior alvo da "lava jato" e falam em "inadmissível promiscuidade" entre o órgão acusador e o julgador. Além disso, acusam Moro e Dallagnol de ter cometido prevaricação.

Ao defender a investigação contra Moro e Dallagnol, o Coletivo fala em "interesse social em eliminar a dúvida cujos indícios sólidos se constituem em arquivos digitais de conversas criminosas entabuladas entre as partes no âmbito da operação "lava jato"". A PGR ainda não se manifestou sobre o caso.

Clique aqui para ler o pedido enviado à PGR.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!