Elenco de peso

Ministros debaterão temas atuais da magistratura em 17/6, no Rio de Janeiro

Autor

11 de junho de 2019, 16h55

O perfil do magistrado, o sistema de Justiça, a fundamentação das decisões judiciais e o Judiciário e a mídia serão alguns dos temas que serão debatidos no seminário “A magistratura que queremos”, que ocorrerá na próxima segunda-feira (17/6), na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha Palheiro estarão presentes no evento.

A conferência magna será proferida pelo professor norte-americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law e autor da maior pesquisa sobre o Judiciário no mundo. Bryant Garth apresentará seus estudos sobre o sistema de Justiça.

O jurista Lenio Streck é o palestrante do painel “Fundamentações das decisões judiciais e os precedentes”. A relação entre a Justiça e a imprensa será discutida pelos jornalistas convidados Heraldo Pereira e Carolina Brígido, no painel “O Judiciário e a mídia”. O professor da Universidade de São Paulo Tércio Sampaio Ferraz Junior falará sobre “O magistrado, o Direito e o sistema de Justiça”.

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Renata Gil, e os sociólogos e autores da pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos” Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos apresentarão os resultados que traçam o perfil do juiz, sendo o primeiro grande estudo sobre a magistratura nacional.

Também participam das palestras o professor e advogado Sérgio Bermudes, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; e o diretor da Emerj, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

O seminário contará ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares; do presidente da Associação dos magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira; e do presidente do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

O seminário tem entrada franca e acontecerá das 10h às 17h, no auditório da Emerj Antonio Carlos Amorim, localizado na Rua Dom Manuel, sem número, 4º andar, centro do Rio de Janeiro.

Para ver a programação, clique aqui.
Para se inscrever, clique aqui.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!