Consultor Jurídico

Artigos

Opinião

Lavajatogate: Com hackers ou X9, o Direito nunca mais será o mesmo!

Comentários de leitores

92 comentários

Simples

Eududu (Advogado Autônomo)

Se existissem mesmo provas de parcialidade e/ou aconselhamento entre o Juiz e o MPF, as conversas não precisariam ser pinçadas e tiradas de contexto. Seriam mostradas na íntegra. Simples. Ou seja, usaram métodos ilícitos para violar o sigilo de autoridades, vasculharam o que puderam e tudo que acharam é tão pouco que foi necessário descontextualizar as mensagens, vazar as conversas de forma truncada num site de extrema esquerda e conclamar a mídia esquerdista para espalhar o factóide e dar-lhe ares de escândalo.

Mais um tiro que saiu pela culatra. Vão conseguir alavancar ainda mais o apoio popular ao Moro e à Lava Jato. É como venho dizendo: a melhor propaganda a alguém ou a um governo de direita é deixar a esquerda agir e falar...

‘amigo urso’ e não “amigo do russo ii”

S.Bernardelli (Funcionário público)

De fato NÃO PODERIA SER HACKEAMENTO, desculpe não prestei atenção na leitura. O editor do INTERCEPT, disse que os documentos foram entregue MUITO ANTES DA HISTÓRIA DO TAL HACKEAMENTO DO CELULAR DO RUSSO. Penso que O RUSSO RECEBEU UM AVISO DO QUE VIRIA E ELE PARA SE PRECAVER JOGOU ESSE 171 SOBRE HACKER EM SEU CELULAR PENSANDO EM SE SAFAR DA CULPA.

‘amigo urso’ e não “amigo do russo”

S.Bernardelli (Funcionário público)

O professor deve está certo quando diz que não foi produto só de HACKEAMENTO MAIS TAMBÉM DE UM X 9. Concordo com ele. A INTERCEPT não tem apenas CHATS, IMAGENS, ÁUDIO ELA TAMBÉM TEM DOCUMENTOS. Com certeza foi alguém que se fez de ‘AMIGO URSO’ e não AMIGO DO RUSSO. Não acredito que DALLAGNOL E O RUSSO TENHAM ESCAPATÓRIA. A moral deles entre aqueles antigos DEFENSORES COM RACIOCÍNIO RÁPIDO A FICHA JÁ CAIU, mas sempre tem os mais lentos e esses SÃO TÃO LENTOS QUE A FICHA NÃO CAI DE JEITO NENHUM; sem contar aqueles que SÃO FARINHA DO MESMO SACO... OS TAIS RUSSOLISTAS.

Perguntar (de novo) não ofende.

Thiago Bandeira (Funcionário público)

A relação espúria havida entre Deltan e Moro (vejam bem, eu disse que a relação foi espúria) é tão grave quanto a de Gilmar e Aécio¹?

Se sim, porque quando foi revelada não teve abaixo-assinado da "comunidade jurídica", artigo (temporã) no Conjur e faniquitos?

Vamos ter "...coragem de, finalmente, encarar as coisas como elas são e chama-las pelos nomes que elas têm..."? Mesmo?!?!

Tipo, vamos ter coragem de dizer que jantares, eventos, viagens e festas reunindo advogados medalhões, ministros, políticos, juízes, promotores, etc..., não são simples jantares ou eventos. Qual é mesmo o nome disso? "Como é que chama o nome disso?"

Neste caso, a "paralipse já tinha ficado muito clara" quando? Naquelas bermudas? Naquela ordem de habeas corpus para o compadre? Naquele fatiamento? Naquele inquérito sigiloso?

Eu sei qual será o resultado de tudo isso: o Direito sempre será o mesmo em Pindorama.
É assim desde o Império
Não é o diz Faoro?
Faoro tem razão.

¹ - (https://veja.abril.com.br/politica/pf-aponta-43-ligacoes-entre-aecio-e-gilmar-mendes-em-dois-meses/ - "A PF destacou que Gilmar é relator de quatro inquéritos contra Aécio no STF e frisou que ao menos uma das ligações foi feita em um dia no qual o ministro deu uma decisão que suspendeu um interrogatório pelo qual o investigado deveria passar no dia seguinte.").

´Fruto Proibido

elias nogueira saade (Advogado Autônomo - Civil)

Dr. Lenio e outros criminalistas(com e sem procuração) que defendem Lula, por diversas vezes, alegaram nulidades, com a célebre teoria dos frutos da árvore proibida. Agora, as divulgações oriundas de um "site" patrocinado pelos comunistas, surgem como "verdades irrefutáveis. Na mesma linha, o Min. Gilmar Mendes, que se rebelou com as investigações da Receita Federal e com as denúncias do deputado Kajuru. Ora, o Lula foi condenado pelo Moro,pelo TRF e pelo STJ, porque as provas eram abundantes e lícitas.

O absurdo sem limite

Gilson Lippert (Advogado Autárquico)

Quando ouço advogados dizendo que a prova é ilegal e não pode ser utilizada em hipótese alguma, eu me pergunto: o que estão ensinando nas faculdades de direto?

Tanto o juiz quanto o MP..

Aiolia (Serventuário)

... no processo penal zelam pelos direitos e interesses de toda a sociedade. Daí a razão de uma força tarefa, da qual não pode, à evidência, fazer parte a banca de defesa (parece piada cogitar isso).
O articulista, com a devida venia, pra mim, já perdeu credibilidade faz tempo. Acompanhava diariamente mas há tempos deixei de ler a coluna (até pq se tornou repetitiva). Atua com postura pedante e linguagem jornalística (num artigo jurídico, elogiar jornalista? sério?), além de ter apego a conceitos extremamente garantísticos, vários deles já rechaçados pelo STF, quando chancelou teses do Moro (a maioria de suas decisões foi mantida, além da tese de que em conversações sobre prática de crimes não se fala em intimidade ou vida privada).
O Direito só vai começar a se modernizar (e a coisa a moralizar) quando essa turma ultrapassada parar de escrever ou for minoria vencida (o q já começa a ocorrer). Data venia. Mas é isso.

Apoio

Davi Felix (Estudante de Direito)

Cirúrgico, por cá tudo normal. falta só a população saber dos fatos. ou melhor refletir sobre eles.

Incansável

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Sempre admiro o prof. Lenio por sua incansável aptidão para discutir, as vezes até de forma exaustiva, o óbvio em matéria jurídica. A meu ver não há quase nada a ser dito sobre a questão. Prende-se Moro e Dallagnol por abuso de autoridade e prevaricação, anula-se o processo desde o início por parcialidade do juiz, paga-se uma indenização a Lula e ao PT, anula-se a última eleição que elegeu Bolsonaro, e a vida segue. Na minha visão, outros inúmeros assuntos importantes, e pouco óbvios, aguardam a nossa atenção.

Sim, o juiz tinha lado

Aiolia (Serventuário)

O lado do patriotismo, da moralidade, da anticorrupção.
É uma força tarefa, pois não? Ou o processo penal virou processo civil? Não se defende no processo penal os interesses de toda a sociedade?
Mas vamos soltar fogos! Não houve crimes, pois o juiz era imparcial. Lula livre!
É o Coringa, o Charada e o Pinguim arguindo nulidades porque o Batman conversou com o Comissário Gordon.. rsss

Brasil não tem heróis de capa...

Ade Vogado (Advogado Autônomo - Tributária)

...realmente não tem, mas agora se comprova que tem bandido de todas as formas, e só bandidos pelo jeito.

Nulidade da Lava-Jato - O Novo Já Nasce Velho em Pindorama

A Reta Entre Várias Curvas (Outro)

Engana-se o Nobre Professor ao afirmar que o Direito nunca mais será o mesmo. Sim, será o mesmo. O processo penal será anulado, com corruptos que saquearam os cofres públicos impunes, como ocorre desde que Brasil é Brasil. O direito será igual, sempre para servir e proteger quem desvia recursos públicos e faz mercancia dos atos de ofício.

É sempre bom reprisar o texto da Oração aos Moços de Rui Barbosa, pois a nulidade processual, nesse caso, tenderá a prevalecer sobre a ética e decência, outra vez mais em favor de criminosos e corruptos, numa imunidade processual autofágica.

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

"O Grande Irmão Sérgio Moro" e seus seguidores mais astutos!

Comprar um carro é mais simples do que cadastrar no Conjur (Outros)

É um tanto abominável a conduta dos "letrados" que comentam a opinião de Lenio Streck. Este, ainda que apresentando uma visão distante de qualquer viés político, é taxado de petista, esquerdista, etc. Por quê? Porque O Moro é o Deus supremo intangível. Contudo, o relativismo apaixonado de uma massa que idealiza seus líderes, e aqui frisemos o "grande irmão", que vez ou outra leva a alcunha de Sérgio Moro, tem retirado qualquer senso que integre a normalidade do ser humano pensante. As ilegalidades que são em sua determinação semântica algo fora do padrão correto de lisura (o prefixo de negação não está alí sem razão...) deveriam ser não para pessoas, mas para atos. Entretanto, as ilegalidades mais grotescas são enxergadas, quando em prol de Moro e sua trupe, passível de legitimação... É um disparate! Ou o Direito é para todos, ou não é! Simplificações absurdas do direito serem utilizadas contra meu desafeto e inutilizável em favor de meu afeto, não é coerente, e é simbolo de descompostura cognitiva. Duplipensamento é a definição do emaranhado de contradições que permeiam a cabeça de tanto discurso reacionário e seletivo. Mas tenho certeza que o sr. Streck já está vacinado das ameaças fanatizadas, que no fundo clamam pela aprovação do seu carrasco (Lenio), já que se tiverem, gozarão de uma fonte respeitável para legitimar os absurdos que rogam aos quatro ventos. Sabemos que essa opinião positiva de Lenio Streck em prol de moro lhes interessa... e muito. Não obstante, temo que isso não vá acontecer, o que é frustrante aos seus egos. Ah! E Não se esforcem tanto ou vão acabar tendo um derrame... quinta-feira às 08:00h tem novamente!

Muito bom!

Marcelo-ADV (Outros)

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Monteiro Lobato

Cid Moura (Professor)

"O mesmo fato tido como horrendo por uns, é louvado por outros"
Será que o Oiráculo do Conjur é o BEssias?
2x comédia!

Menos, Lenio.

Artur S. (Outros)

O articulista equivoca-se. A comparação desse episódio com o caso Watergate é grotesca e descabida.

O site Intercept divulgou supostas mensagens anos após o ocorrido, prejudicando a perícia nos celulares e até mesmo eventual contraditório e ampla defesa por parte das vítimas do hacking.

É falsa, de igual modo, a premissa da qual parte o articulista seria que as mensagens seriam pretensamente verdadeiras e verossímeis.

O MPF denunciou, há certo tempo, tentativas de invasão e hacking, violações e invasões nos smartphones de seus membros, e não a efetiva perda de dados.

Somente nova lei, prevendo rigorosíssimo contraditório material, com a determinação de intimação e presença da parte adversa para despachos em gabinete (símile à prática adotada por Joaquim Barbosa), e divisão de trabalhos entre juiz de instrução e de julgamento, haveria responsabilização, haveria imoralidade.

Menos, Lenio. Ninguém, muito menos o Dallagnol, te insultou ou xingou. Ao bingo, pois, com a bancada do lambe-lambe do Conjur.

Cid Moura - o bozo da bancada da bala do Conjur

Oiracis10 (Professor Universitário)

O hater El Cid El Moro estava esfregando as mãos. Esperando o professor escrever. Por que tanta raiva do professor, Cid? Cid é Viuva de Moro e Dallagnol. Quebrou a cara . Os dois se ferraram. O que Cid, professor, dirá para seus alunos na faculdade UniZero?

Menos, Lenio.

Artur S. (Outros)

O articulista equivoca-se. A comparação desse episódio com o caso Watergate é grotesca e descabida.

O site Intercept divulgou supostas mensagens anos após o ocorrido, prejudicando a perícia nos celulares e até mesmo eventual contraditório e ampla defesa por parte das vítimas do hacking.

É falsa, de igual modo, a premissa da qual parte o articulista seria que as mensagens seriam pretensamente verdadeiras e verossímeis.

O MPF denunciou, há certo tempo, tentativas de invasão e hacking, violações e invasões nos smartphones de seus membros, e não a efetiva perda de dados.

Somente nova lei, prevendo rigorosíssimo contraditório material, com a determinação de intimação e presença da parte adversa para despachos em gabinete (símile à prática adotada por Joaquim Barbosa), e divisão de trabalhos entre juiz de instrução e de julgamento, haveria responsabilização, haveria imoralidade.

Menos, Lenio. Ninguém, muito menos o Dallagnol, te insultou ou xingou. Ao bingo, pois, com a bancada do lambe-lambe do Conjur.

starstreck

Cid Moura (Professor)

não conseguiu sequer esperar chegar quinta feira para clamar pela soltura do ex presidente e sugerir prisão dos grampeados (sem ampla defesa e contraditório) Às favas!!
Por falta de fontes, Lênio citou o Jurisconsulto do 3o milênio, o grande Reinaldo Azevedo.
Comédia!

Cirúrgico

Maiakovski (Estudante de Direito)

Que tempos são estes em que temos de defender o óbvio? Isso é Bertold Brecht, não precisa ir longe, mas se quiserem ir: O Estado burguês é a mesa de negócios da burguesia, e que mesa suja não? E isso, agora sim, é Marx.

Isso para dizer que, até mesmo princípios liberais são atropelados quando não convém ao interesse da classe dominante.

Toda essa patifaria para seguir uma agenda liberal de corte de direitos sociais e históricos da classe trabalhadora, bem como no caso do atual desmonte da previdência...

Dentre tantas coisas presentes para dizer sobre esta agenda, só me repugna mais ainda que estes são os que trazem consigo o discurso 'patriótico nacionalista", os famosos patriotas lacaios dos norte-americanos.

Lamentável sim, mas estamos ainda no primeiro tempo. Não entregamos sem luta.

Comentar

Comentários encerrados em 19/06/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.