Comando do MPF

ConJur publica entrevista com candidatos à PGR a partir desta terça-feira

Autor

10 de junho de 2019, 18h02

A ConJur publica, a partir desta terça-feira (11/6), entrevistas com candidatos à Procuradoria-Geral da República. Há 18 anos a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) leva ao presidente da República uma lista com três nomes escolhidos pela classe para comandar a instituição. A votação está marcada para o dia 18 de junho, das 10h às 18h30, por meio eletrônico.

Apenas a primeira lista tríplice, enviada em 2001 ao presidente Fernando Henrique Cardoso, foi descartada. De lá para cá, todos os PGRs estavam entre os três indicados. Apesar da tradição, nada impede que o presidente da República indique para sabatina no Senado um quarto nome.

O mandato da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina em 18 de setembro de 2019, mas, de acordo com a Constituição Federal, ela pode ser reconduzida ao cargo, se for indicada pela Presidência da República. Também decidiu concorrer ao cargo sem participar da lista da ANPR o subprocurador-geral da República Augusto Aras.

Este ano, dez integrantes da instituição concorrem a uma vaga na lista da ANPR. Seis deles são subprocuradores-gerais da República, o último degrau da carreira. Os demais são procuradores regionais, com atuação nos Tribunais Regionais Federais.

Cada um dos dez candidatos recebeu seis perguntas e prazo até esta segunda-feira (10/6) para respondê-las. A ConJur publicará duas entrevistas por dia, por ordem alfabética, a partir desta terça-feira (11/6) até sábado (15/6):

– 11 de junho (terça-feira): Antônio Carlos Fonseca da Silva e Blal Dalloul

– 12 de junho (quarta-feira): José Bonifácio Andrada e José Robalinho Cavalcanti

– 13 de junho (quinta-feira): Lauro Cardoso e Luiza Frischeisen

– 14 de junho (sexta-feira): Mário Bonsaglia (as respostas não foram enviadas à ConJur) e Nívio de Freitas

– 15 de junho (sábado): Paulo Eduardo Bueno e Vladimir Aras

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!