Informações

CNJ pede para TJ-PA dados sobre sistema prisional após confronto em Altamira

Autor

29 de julho de 2019, 19h21

Em razão do confronto que resultou em 52 mortes em presídio de Altamira nesta nesta segunda-feira (29/7), o Conselho Nacional de Justiça expediu ofício ao Tribunal de Justiça do Pará para obter informações sobre a situação prisional no estado. O tribunal tem até 72 horas para enviar informações. 

A solicitação foi feita pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas do CNJ.  O documento foi expedido pelo coordenador do DMF e juiz auxiliar do CNJ, Luís Geraldo Lanfredi, sendo endereçado ao supervisor do Grupo de Monitorização e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJPA, desembargador Ronaldo Marques Valle.

"O DMF solicita dados de identificação nominal dos presos mortos, além de  informações sobre o cálculo da pena e a situação processual dos detentos até o momento de suas mortes, o último relatório de inspeção judicial realizada na unidade prisional e a quantidade de pessoas custodiadas, vagas e servidores em atividade", diz trecho do ofício. 

No documento, o CNJ também pede a criação de um gabinete de crise para gerenciar os desdobramentos dos fatos.

“Um grupo para avaliar as medidas administrativas e corretivas já adotadas ou previstas em relação aos acontecimentos de 29 de julho para a garantia da segurança de todos os envolvidos e a manutenção ou retomada das rotinas prisionais, notadamente, quanto ao acesso a direitos e serviços por parte das pessoas privadas de liberdade e seus familiares”, diz o documento. 

O Conselho quer também acompanhar as providências adotadas para acolher os familiares das pessoas mortas e das que permanecem presas no Centro de Recuperação. 

Clique aqui para ler o ofício. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!