Conflito de competência

Cabe à Justiça comum caso de celetista que ocupa cargo administrativo

Autor

29 de julho de 2019, 11h07

Caso de celetista que ocupa cargo administrativo em prefeitura deve ser julgado na Justiça comum. Com esse entendimento, a 2ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) determinou que a Vara Cível de Itápolis analise ação de um ex-secretário municipal de Habitação e Urbanismo de Ibitinga que busca o direito de receber as verbas postuladas em razão do exercício de tal cargo comissionado.

Segundo os autos, o autor não concordou com a decisão do Juízo da Vara do Trabalho de Itápolis de extinguir o processo sem resolução do mérito, em razão da incompetência material da Justiça especializada para a análise do processo.

Para o relator do acórdão, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, apesar de não restarem dúvidas de que o reclamante atuou como secretário municipal, cargo de livre nomeação e exoneração, e ainda ter se submetido a regime celetista, conforme pactuado pelas partes, "a investidura em cargo em comissão, por seu caráter transitório e precário, define a relação como de natureza jurídico-administrativa" e, assim, "não cabe a esta Justiça Especializada apreciar a referida pretensão, incumbindo à Justiça Comum a análise do feito".

O acórdão ressaltou ainda que "a hipótese atrai o entendimento pacificado pelo Plenário do STF nos autos da Medida Cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.395-6/DF", segundo o qual "a Justiça do Trabalho não detém competência material para dirimir conflitos relativos à contratação em caráter temporário e/ou para exercício de cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, porquanto tal contratação é de natureza jurídico-administrativa". Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-15.

Processo 0012229-07.2017.5.15.0049

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!