Sítio de Atibaia

Delator da "lava jato" diz ter sido "quase coagido" a falar de Lula

Autor

16 de julho de 2019, 12h49

Em depoimento à Justiça de São Paulo, o ex-diretor-superintendente da Odebrecht Carlos Armando Paschoal disse que foi "quase que coagido a fazer um relato sobre o que tinha ocorrido" e que teve que "construir um relato" no caso do sítio de Atibaia que envolve o ex-presidente Lula. O executivo fez acordo de delação premiada com os procuradores da "lava jato". 

Conforme reportagem do UOL, o ex-diretor da Odebrecht prestou depoimento no dia 3 em um caso de improbidade administrativa que envolve o ex-secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do governo Michel Temer (MDB), Elton Santa Fé Zacarias. 

"No caso do sítio, que eu não tenho absolutamente nada, por exemplo, fui quase que coagido a fazer um relato sobre o que tinha ocorrido. E eu, na verdade, lá no caso, identifiquei o engenheiro para fazer a obra do sítio. Tive que construir um relato", disse Paschoal. 

O executivo não deu detalhes de como se deu essa coação nem em quais pontos o seu relato no caso do sítio de Atibaia teria sido construído. 

Em novembro de 2018, em depoimento à Justiça Federal no Paraná, Paschoal disse que recebeu um pedido da cúpula da Odebrecht para "ajuda na reforma de uma casa em Atibaia, que seria, segundo ele me relatou, oportunamente utilizada pelo então presidente [Lula]".

Ele disse que esse envolvimento da Odebrecht na obra não poderia ser revelado e que não lhe foi dado nenhuma explicação sobre o motivo da tarefa. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!