políticas indigenistas

Para servidores da Funai, troca-troca de presidente só prejudica projetos

Autor

13 de julho de 2019, 16h56

A associação dos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou uma carta nesta sexta-feira (12/7) em que critica as frequentes trocas de presidente do órgão. Em junho, foi anunciada a saída do general Franklimberg Ribeiro de Freitas do posto.

Reprodução
ReproduçãoServidores querem nomeação de presidente interessado em políticas indigenistas

No texto, a Indigenistas Associados (INA) aponta que esse vaivém na presidência impacta na continuidade da execução da política pública indigenista.

"As reiteradas trocas de presidente da Funai, inclusive por motivos alheios e contrários à defesa dos direitos dos povos indígenas, causa fragilidade à política, interrompendo processos e ignorando conhecimentos acumulados, prejudicando diretamente os povos indígenas e, com eles, a sociedade brasileira como um todo", diz.

No documento, a entidade reforça a obrigação de os ocupantes de cargos comissionados seguirem os critérios estabelecidos pelo Decreto 9.727/2019, apontando a importância de qualificação e experiência comprovada para atuar nos cargos de gestores públicos voltados à execução de uma política pública específica. 

Clique aqui para ler a carta.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!