Ato de vingança

MPF pede que TCU informe se Coaf está investigando contas de Glenn Greenwald

Autor

5 de julho de 2019, 18h04

O Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que o tribunal informe se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil. A informação foi divulgada pela jornalista Monica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo, e confirmada pela ConJur.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Pablo Valadares/Câmara dos DeputadosInvestigação de contas de jornalista seria revanche por ele ter divulgado conversas de Sergio Moro, diz procurador.

Há a suspeita de que a Polícia Federal tenha pedido para o Coaf examinar as contas de Greenwald após ele começar a publicar a série de reportagens sobre mensagens trocadas entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, quando ele era juiz, e procuradores que atuam na força-tarefa da operação “lava jato” no Paraná. A PF, que é subordinada ao Ministério da Justiça, não confirmou a informação.

No requerimento, o procurador Lucas Furtado afirma que uma eventual análise das contas do jornalista pelo Coaf seria uma "retaliação à divulgação de mensagens". Logo, um "flagrante desvio de finalidade pública".

"Pelo teor das notícias jornalísticas [que noticiam o pedido de investigação das contas de Greenwald], a finalidade concreta da atuação, neste caso, pelo Coaf seria, aparentemente, constranger o jornalista Glenn Greenwald e fragilizar a liberdade de imprensa garantida constitucionalmente em nosso país", aponta Furtado.

Dessa forma, o procurador pede que o TCU apure a "ocorrência de ilegalidades" relacionadas a Glenn Greenwald.

Clique aqui para ler a íntegra da petição.

*Texto alterado às 18h22 do dia 5/7/2019 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!