Moro na Câmara

Moro se defende e diz que não pode ser acusado de prevaricação

Autor

2 de julho de 2019, 16h06

"A "lava jato" atingiu praticamente todos os partidos políticos, em menor ou maior grau. Me acusar de ter prevaricado? Foi exatamente o contrário", defendeu, nesta terça-feira (2/7), o ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, em audiência na Câmara dos Deputados. 

Felipe Lampe/Iasp
Não podem me acusar de prevaricação, se defende Moro.
Felipe Lampe/Iasp

"Foram muitas tentativas de destruir a reputação dos envolvidos. Não foi um trabalho trivial, foi muito intenso, o resultado final é reconhecido não só no Brasil mas internacionalmente. Afirmar que eu protegi a corrupção, é exatamente o contrário. Isso não corresponde aos fatos", disse Moro. 

Moro reiterou que o material e as mensagens não existem mais e que ele não consegue se lembrar de mensagens enviadas há dois ou três anos. Depois de afirmar isso, Moro foi interrompido por deputados que questionam o teor de sua fala. 

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site The Intercept Brasil, que apresentou mensagens trocadas entre o Moro, então juiz federal, e procuradores da operação.

Esperando Resposta
O deputado Helder Salomão (PT-ES) tem feito críticas duras ao ministro. "Sergio Moro, a sociedade brasileira espera resposta". 

A deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) afirmou que se a autenticidade dos diálogos com a força-tarefa da "lava jato" se confirmar, Moro "colocou a pó o código da magistratura nacional". "Dos 37 artigos, violou 18". Ela citou um por um. 

"São suspeitas graves. Estão em jogo aqui a legitimidade e a equidade de nossas instituições e da luta contra a corrupção. O que nos interessa é se as informações que lhe dizem respeito são verdadeiras ou não. Esses diálogos aconteceram? Esses grupos existiram ou não? Não se trata de respostas simples do tipo 'sim' ou 'não'. Que fatos nos traz que corroboram suas respostas"?, questiona.  

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) diz que não deve combater um crime com outro. "Nesse caso, parece que quem mais prejudicou a Lava Jato foi sua atuação um tanto quanto açodada."

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!