Maior acesso

Revista de Direito Civil Contemporâneo é indexada no banco de dados Scopus

Autor

31 de janeiro de 2019, 13h52

A Revista de Direito Civil Contemporâneo passou a ser indexada no Scopus, o maior banco de dados internacional de citações da literatura científica com revisão por pares, que compreende revistas científicas, livros, anais de congressos e publicações especializadas.

A indexação é antecedida de um longo processo de auditoria e de avaliação do conteúdo editorial, dos padrões de revisão por pares e de seleção dos textos e das boas práticas editoriais de um periódico, o que pode levar até 3 anos. 

Em muitos países da União Europeia, que adotam padrões de classificação da qualidade editorial da produção acadêmica, a presença no Scopus é um fator decisivo para a colocação de universidades e docentes nas posições mais elevadas nos rankings

Atualmente, há apenas outras quatro revistas brasileiras jurídicas indexadas no Scopus, sendo a RDCC a única especializada em Direito Civil na América Latina a figurar no indexador internacional. 

A  RDCC foi criada em 2014 e já publicou mais de 200 artigos, pareceres, entrevistas, resenhas, textos de memória do Direito Civil e comentários jurisprudenciais. Desse total, 25% são de origem estrangeira. A revista já recebeu mais 900 artigos para revisão cega por pares.  

Otavio Luiz Rodrigues Jr. (USP), Ignacio Poveda (USP), José Antonio Peres Gediel (UFPR), Dario Moura Vicente (Lisboa), Rodrigo Xavier Leonardo (UFPR) e Rafael Peteffi (UFSC) são os editores da revista, que é vinculada a 16 universidades públicas brasileiras, alemãs, portuguesas, espanholas e italianas. A revista também conta com ampla participação de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça em seus conselhos editoriais e como autores em seus volumes.  

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!