Consultor Jurídico

Notícias

Direito comparado

Professor brasileiro obtém doutorado pela Universidade Aix-Marseille, na França

O professor José dos Santos Carvalho Filho obteve, nesta segunda-feira (28/1), o diploma de doutorado pela pela Universidade Aix-Marseille (Sciences-Po Aix), na França

Arquivo pessoalMinistro Eros Grau participou do júri

Sua tese foi um estudo de direito comparado entre o Brasil e a França sobre ativismo judicial, com foco na análise da técnica de interpretação conforme à Constituição. Ele contou com orientação dos professores Elise Carpentier e André Roux. Também participou do júri Eros Grau, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

José dos Santos é assessor no STF, professor no IDP e colunista da ConJur, na coluna do Observatório da Jurisdição Constitucional. 

"Não quis seguir o caminho já seguido por outros brasileiros, que focaram seus estudos em países como EUA, Alemanha, Itália… Pensei em explorar um contexto menos conhecido pela comunidade jurídica brasileira e, ao mesmo tempo tinha a intuição de que a França não era um país ativista, portanto me pareceu o destino ideal para conduzir minha pesquisa", diz. 

O professor conta que houve um debate muito construtivo com a banca. "No final, os avaliadores me aprovaram e recomendaram a breve publicação da tese e também a sua tradução do francês para o português. Esse é um dos meus projetos para 2019".

Revista Consultor Jurídico, 30 de janeiro de 2019, 9h12

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/02/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.