Velório em São Bernardo

PF recomenda a juíza que não libere Lula para ir ao enterro do irmão

Autor

29 de janeiro de 2019, 22h50

A Polícia Federal recomendou que não seja atendido o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comparecer ao enterro de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Em parecer emitido na noite desta terça-feira (29/1), a PF alegou que os helicópteros que poderiam ser usados para transportar o ex-presidente estão atendendo às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Lula está preso em Curitiba (PR), e o velório e enterro de Vavá acontecerão em São Bernardo (SP). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o partido teria se oferecido para transportar o ex-presidente.

A PF apresentou outros argumentos para negar o pedido:

"No tocante à análise de risco, os levantamentos realizados pela Diretoria de Inteligência da PF – DIP – levaram em consideração as seguintes situações que poderiam ocasionar desde um simples atraso no transporte até um acontecimento gravíssimo: 1 – Fuga ou resgate do ex-presidente Lula; 2 – Atentado contra a vida do ex-presidente Lula; 3 – Atentados contra agentes públicos; 4 – Comprometimento da ordem pública; 5 – Protestos de simpatizantes e apoiadores do ex-presidente Lula; 6 – Protestos de grupos de pressão contrários ao ex-presidente Lula".

Segundo a Agência PT, a defesa de Lula protocolou um pedido de habeas corpus em liminar solicitando a liberação do ex-presidente para comparecer ao velório e ao enterro. A juíza de execução penal Carolina Lebbos, então, solicitou um parecer ao Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal antes de decidir sobre o pedido.

A Polícia Federal apresentou várias alegações defendendo a inviabilidade do transporte do ex-presidente. Caso o pedido seja deferido, a PF afirma que, "considerando a dimensão e complexidade desse evento, deverá contar com o apoio dos órgãos de segurança locais (dos estados do Paraná e São Paulo), no sentido de mitigar todos os riscos identificados, visando especialmente à segurança e à integridade física do custodiado".

O superintendente regional da PF no Paraná, Luciano Flores de Lima, que assina o parecer, informou ter entrado em contato com a PF de São Paulo, que alegou "não haver efetivo disponível suficiente para realizar o traslado do Ex-Presidente Lula do Aeroporto de Congonhas à cidade de São Bernardo do Campo, com a segurança necessária, bem como para garantir a tranquilidade do Ex-Presidente, aos partícipes do evento e demais situações que eventualmente venham a ocorrer durante o velório".

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!