Critério de antiguidade

Luiz Antonio Bonat deve substituir vaga de Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba

Autor

25 de janeiro de 2019, 13h02

Primeiro na lista de antiguidade, o juiz federal Luiz Antonio Bonat foi confirmado nesta sexta-feira (25/1) para substituir Sergio Moro, que assumiu o Ministério da Justiça. Bonat será titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, assumindo os processos da operação "lava jato".

Nathan D'Ornelas/TRF-4
Nathan D'Ornelas/TRF-4Magistrado foi responsável pela primeira condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, em 2003

Segundo o TRF-4, 25 magistrados se inscreveram para ocupar a vaga. Para assumir o cargo, porém, Bonat deve aguardar julgamento do processo de concurso de remoção pelo Conselho de Administração do tribunal, sem data definida. Somente após o trâmite o nome do magistrado que deve ocupar a 13ª Vara Federal de Curitiba será definido.

Perfil discreto
Nascido e formado em Curitiba, o magistrado tem 25 anos de carreira, sendo atualmente titular da 21ª Vara Federal de Curitiba, que cuida de matérias previdenciárias. Aos 64 anos, é conhecido pelo perfil discreto e estudioso. 

Atuou em Foz do Iguaçu e Criciúma, onde, em 2003, foi responsável pela primeira condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, por crime ambiental.

Bonat é especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde deu aulas em cursos de especialização. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atuou quando convocado para auxílio e substituição a desembargadores. É também coautor do livro “Importação e Exportação no Direito Brasileiro”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!