Consultor Jurídico

Notícias

Luto na classe

Morre Mário Ottoboni, advogado que criou modelo de ressocialização de presos

Morreu nesta segunda-feira (14/1) o advogado Mário Ottoboni, que teve atuação de destaque em projetos de ressocialização de presos. Ottoboni foi o responsável em 1972 pela criação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), mérito reconhecido pela ONU.

Por esse sistema, os próprios detentos se tornavam responsáveis pela recuperação. Mais de 100 unidades prisionais seguindo essa filosofia foram abertas no Brasil e em mais de 18 países, como Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) divulgou nota de pesar pela morte e ressaltou o trabalho de Ottoboni. "Mário Ottoboni é daquelas pessoas insubstituíveis  e seu óbito deixa o mundo mais pobre", afirma a entidade. 

Revista Consultor Jurídico, 14 de janeiro de 2019, 21h29

Comentários de leitores

1 comentário

O grande mário ottoboni

O IDEÓLOGO (Outros)

Mario Ottoboni morreu aos 87 anos, na madrugada desta segunda-feira (14). Ottoboni estava internado em estado grave na UTI de um hospital em São José dos Campos, com quadro de infecção pulmonar e problemas cardíacos.
Formado em Direito, Mario teve participação ativa na vida política de São José. Ele foi secretário administrativo da Câmara Municipal por 30 anos e foi o primeiro presidente do antigo Esporte Clube São José.
Além disso, Mario Ottoboni foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) por criar a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e foi autor de mais de 30 livros.
Ottoboni deixa quatro filhos e netos. O corpo de Mario será velado na Câmara Municipal a partir das 16h e deve ser sepultado às 8h30, desta terça-feira (15), no Cemitério do Centro"
(http://www.meon.com.br/noticias/regiao/morre-jornalista-e-escritor-mario-ottoboni-criador-da-apac-em-sao-jose).

Advogado, humanista, escritor, jornalista, intelectual, advogado, agente político, é exemplo ao restante dos advogados, porque procurou elevar a patamares mais altos a ética, o desprendimento, a caridade, não pensou, somente no material sonante, nos "polpudos honorários", nos "salamaleques diários".

Comentários encerrados em 22/01/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.