Chapa majoritária divisível

Decisão posterior de inelegibilidade de vice não pode atingir prefeito, diz TSE

Autor

22 de fevereiro de 2019, 13h50

Prefeito afastado não poderia ter ser atingido por decisão posterior de inelegibilidade contra a vice-prefeita. Isso porque a própria jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral define que o princípio da indivisibilidade de chapa majoritária, previsto no artigo 91 do Código Eleitoral, não tem caráter absoluto e admite o exame de situações bastante específicas. Dessa forma, o TSE, por unanimidade, restabeleceu o mandato de Thauana da Silva Pereira Duarte (PSDB) como prefeita de Nova Independência, em São Paulo.

Os ministros concluíram que a prefeita afastada não poderia ter sido alcançada, na qualidade de titular da chapa, por uma condição de inelegibilidade superveniente imposta apenas à vice-prefeita eleita, Edileuza da Cruz da Silva, em decisão tomada nesta quinta-feira (21/2).

Na decisão, o relator do caso, ministro Jorge Mussi, ressaltou a jurisprudência do TSE que define as possibilidades para que o princípio da indivisibilidade de chapa majoritária, previsto no artigo 91 do Código Eleitoral, não seja aplicado como fato posterior ao deferimento do registro de candidatura; acontecimento tardio, que impede a substituição daquele sobre quem recai a restrição; e proibição que incide somente sobre o candidato ao cargo de vice. "Na espécie, os três requisitos encontram-se preenchidos", concluiu o corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

O colegiado acatou o recurso ajuizado por Thauana Duarte e rejeitou outros dois, um do Ministério Público Eleitoral, autor da ação contra a chapa, e outro da própria vice-prefeita. O MPE pedia que fosse mantida a cassação da chapa vencedora, aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, enquanto Edileuza da Silva pedia o afastamento de sua inelegibilidade.

Na sessão, os ministros confirmaram a decisão de 20 de novembro do ano passado do ministro Jorge Mussi. Mussi informou que a inelegibilidade da candidata a vice-prefeita foi imposta pelo TRE-SP somente quando Edileuza da Silva, vice-prefeita eleita em 2012, teve que suceder, a partir de 13 de setembro de 2016, a prefeita anterior Neusa Lopes Joanini (PSDB) que foi cassada pela Câmara Municipal naquela data.

Com base no parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal, o vice-prefeito que assume definitivamente o cargo de prefeito somente pode disputar a reeleição para prefeito. Para concorrer a outro cargo, inclusive o anteriormente exercido, de vice-prefeita, Edileuza da Silva deveria ter renunciado à prefeitura seis meses antes da eleição, de acordo com o parágrafo 6º do mesmo artigo da Constituição Federal.

Porém, apesar da candidata a vice-prefeita estar inelegível, na decisão o ministro Jorge Mussi destacou que Edileuza da Silva passou a essa condição apenas em 13 de setembro de 2016, um dia após a chapa encabeçada por Thauana Duarte ter sido deferida. Mussi também salientou que o período para a substituição de candidatos – no caso, 20 dias antes do pleito – já estava esgotado quando a inelegibilidade da vice-prefeita ocorreu. Como terceiro argumento para afastar a prefeita eleita do alcance da decisão do TRE paulista, o relator afirmou que "demonstrou-se à exaustão" no processo que a inelegibilidade foi imputada isoladamente à vice-prefeita, e não à titular da chapa. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Respe 117866

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!