Conteúdo Patrocinado

Simpósio em SP discute impactos no meio ambiente das cidades

Autor

20 de fevereiro de 2019, 13h10

A Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) faz, nesta quarta-feira (20/2), às 19h, em São Paulo, o Simpósio Cidades Sustentáveis. Serão discutidos temas como sustentabilidade urbana, reorganização social, respeito ambiental e cidades socialmente justas e ecologicamente equilibradas. Especialistas sobre o tema, como os professores e doutores Dan Rodrigues Levy, Denise Vital e Silva, Carla Liguori, Consuelo Yoshida e Thais Leonel, já confirmaram presença no evento.

O tema do simpósio integra o conteúdo da pós-graduação em Cidades Sustentáveis: Direito Urbano e Meio Ambiente da Faap para 2019. O curso foi criado por um grupo de acadêmicos e profissionais especializados em Direito e Meio Ambiente. O programa é dirigido a gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, como Ambiental, Arquitetura, Administração, Direito e Engenharia.

Perfis dos palestrantes

Carla Liguori
Doutora em Direito Ambiental Internacional, com ênfase em pesquisa sobre a poluição das águas internacionais e nas políticas nacionais de gerenciamento de resíduos sólidos. É mestre em Direito Internacional e pós-graduada em Direito Empresarial. É coordenadora técnica de cursos de extensão e pós-graduação nas áreas de compliance ambiental, segurança alimentar, cidades sustentáveis e gestão de escritórios na Faap. Também coordena o grupo de pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade da Unifesp (Capes). É ainda membro de diversas associações e autora dos livros Ilha de Lixo – a proteção ambiental das águas oceânicas e As multinacionais de capital privado e o combate à corrupção internacional. Também é autora de artigos científicos.

Dan Rodrigues Levy
Doutor em Sociologia Urbana com ênfase em pesquisa sobre urbanização em São Paulo, Dan Rodrigues Levy é mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente, pós-graduado em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e bacharel em Direito. Atualmente, é consultor jurídico nas áreas de Direito Ambiental e Urbanístico, professor de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Eppen) e membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab) e da comissão de Logística, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da OAB de São Paulo. Também é coordenador de grupos de pesquisa, organizador de livros, pesquisador e autor de diversos artigos científicos.

Denise Vital e Silva
Advogada, doutora, mestre em Direito Político e Econômico e especialista em Direito Contratual, Denise Vital e Silva é professora de Direito e Processo do Trabalho no curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de Direito do Trabalho e Direito Empresarial nos cursos de Contabilidade e Administração de Empresas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). É membro da Comissão Especial de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB de São Paulo, além de pesquisadora e autora de obras e artigos nacionais e internacionais.

Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida
Mestre em Direito das Relações Sociais e doutora em Direito pela PUC de São Paulo, onde é professora do Departamento de Direitos Humanos, Difusos e Coletivos, também leciona e coordena cursos de Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade, é professora do mestrado na Unisal, coordenadora da Justiça Federal na Escola Nacional da Magistratura e diretora Acadêmica da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, entre muitas outras funções. É ainda associada fundadora da Associação dos Professores de Direito Ambiental, palestrante e autora de diversos artigos e obras jurídicas. Sua atuação permeia diversos temas, como desenvolvimento sustentável, licenciamento e responsabilidade ambiental, poluição, resíduos sólidos, saneamento básico, ação civil pública, processo civil coletivo e tutelas de urgência.

Thais Maria Leonel do Carmo
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São João da Boa Vista, é doutoranda pela Universidad de Buenos Aires, especialista em Direito Ambiental pela Universidad de Castilla-La Mancha e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes. É também vice-presidente da comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB-SP, membro do Conselho Superior do Meio Ambiente da Fiesp, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e suplente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Cades). É professora da pós-graduação em Direito Ambiental Empresarial da FMU e em Direito Imobiliário na Faculdade de Direito de São Bernardo. Também leciona Direito Ambiental na Escola Paulista de Magistratura-SP, na Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina, além de Direito Imobiliário na Faditu, Gestão Ambiental no Senac e Direito Ambiental na ESA SP.

Simpósio Cidades Sustentáveis
Data: 20/2/2019 – horário: 19h
Local: FAAP – Rua Alagoas, 903
Informações: [email protected] e (11) 3662-7449
Inscrição: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PCS_2SP_21.02.19

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!