Prazo de validade

Pesquisa mostra que juízes e ministros são favoráveis a mandato no STF

Autor

12 de fevereiro de 2019, 6h49

A maioria dos magistrados é favorável a limitação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal. É o que mostra a pesquisa “Quem somos: a magistratura que queremos”, feita pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) com cerca de 4 mil magistrados.

A ideia de estabelecer um mandato para ministros não é nova, e é tema de diversas propostas no Legislativo. Hoje, os integrantes do Judiciário ficam na função até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, mas têm cargos vitalícios

Apesar de a maioria se manifestar a favor do mandato, o tema gera divergências, inclusive no próprio STF. Em entrevista à ConJur em 2015, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, afirmou ser contra a medida. "Sou contrário, amplamente contrário, a instituir mandatos para ministros do Supremo". 

Já o ministro Alexandre de Moraes, durante sua sabatina, afirmou ser à favor da ideia. Na ocasião, ele defendeu mandatos de, no mínimo, dez anos, sem recondução para “maior evolução e adequação sociopolítica”.

Questão: Os ministros do STF devem ser indicados para cumprimento de mandatos
  Favorável Desfavorável
1º grau 56% 44%
2º grau 58,8% 41,2%
Inativos 54,9 45,1%
Ministros 65% 35%

Clique aqui para ler a íntegra da pesquisa.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!