Luto na imprensa

Morre o jornalista Ricardo Boechat, da Band

Autor

11 de fevereiro de 2019, 12h54

Morreu na manhã desta segunda-feira (11/2) o jornalista Ricardo Boechat. Ele estava num helicóptero que caiu na rodovia Anhanguera, em São Paulo. O piloto, cujo nome não foi divulgado, também morreu.

DOL
Ricardo Boechat morreu nesta segunda em queda de helicóptero em São Paulo
DOL

Boechat voltava de Campinas, no interior do estado, onde proferiu palestra. Era apresentador da rádio BandNews FM e do Jornal da Band, da TV Bandeirantes. Ele tinha 66 anos.

Em nota, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, lamentou a perda. "Lamento a morte do jornalista Ricardo Boechat. A imprensa e a sociedade brasileira estão em luto pela perda desse excelente profissional que com dinamismo e versatilidade levava a notícia aos públicos mais diversos, seja para quem o lia na coluna da revista IstoÉ, seja para quem o ouvia na rádio ou o assistia nos telejornais da Band. Presto minhas sinceras condolências à família, aos amigos e às empresas para as quais trabalhou ao longo de quase meio século de jornalismo", disse.

"Era um gigante, um dos maiores jornalistas que conheci", comentou o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.

"Ao longo de quase 50 anos de carreira, o jornalista Ricardo Boechat construiu uma história marcada pelo profissionalismo, pela imparcialidade e pelo cultivo dos valores mais caros ao jornalismo, como a ética e o combate à corrupção. Jornalista multifacetado e premiado, Boechat consolidou seu nome entre os profissionais de imprensa mais respeitados do país. Com profunda tristeza, manifesto condolências aos familiares, amigos e todos os colaboradores do Grupo Bandeirantes", disse o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, em nota. 

O advogado-geral da União, André Mendonça, falou no Twitter: "Solidarizo-me com a família e peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos deste profissional que, ao longo de sua vida, deu uma inestimável contribuição ao jornalismo e à sociedade brasileira".

Também no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse: "É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, que estava no helicóptero que caiu hoje em SP. Minha solidariedade à família do profissional e colega que sempre tive muito respeito, bem como do piloto".

Para os procuradores da força-tarefa da "lava jato", que enviaram nota por meio da assessoria de imprensa do MPF no Paraná, Boechat "contribuiu significativamente para a prática do bom jornalismo, exercendo a atividade com isenção, coragem e independência".

Também por meio de nota, a Associação Brasileira de Emissora de Rádio e TV (Abert) afirma que Boechat deixa uma lacuna no jornalismo e que sua habilidade em se comunicar com o público é um legado que fica para a história da comunicação do país. "Dono de um estilo inconfundível, Boechat honrou a profissão de jornalista, exercida com ética e compromisso com a verdade dos fatos", diz o texto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!