Consultor Jurídico

Notícias

Juiz da "lava jato"

Bonat é confirmado novo titular na 13ª Vara Federal de Curitiba

Sylvio Sirangelo

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região aprovou, nesta sexta-feira (8/2), o juiz federal Luiz Antonio Bonat (foto) como novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, assumindo os processos da operação "lava jato". Ele vai substituir Sergio Moro, que deixou o cargo para estar à frente do Ministério da Justiça.

Primeiro na lista de antiguidade, Bonat era um nome esperado. Segundo o TRF-4, 25 magistrados se inscreveram para ocupar a vaga. 

Perfil discreto
Nascido e formado em Curitiba, o magistrado tem 25 anos de carreira, e era titular da 21ª Vara Federal de Curitiba, que cuida de matérias previdenciárias. Aos 64 anos, é conhecido pelo perfil discreto e estudioso. 

Atuou em Foz do Iguaçu e Criciúma, onde, em 2003, foi responsável pela primeira condenação penal de pessoa jurídica no Brasil por crime ambiental.

Bonat é especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde deu aulas em cursos de especialização. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atuou quando convocado para auxílio e substituição a desembargadores. É também coautor do livro “Importação e Exportação no Direito Brasileiro”.

Revista Consultor Jurídico, 8 de fevereiro de 2019, 17h20

Comentários de leitores

1 comentário

LULA

O IDEÓLOGO (Outros)

O juiz vai pedir aposentadoria quando o Lula começar a requerer dez ordens de Habeas Corpus por dia.

Comentários encerrados em 16/02/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.