Consultor Jurídico

Notícias

Sítio de Atibaia

Justiça Federal condena Lula a mais 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro

Comentários de leitores

  • Página:
  • 1
  • 2

22 comentários

Não é preciso "ato de ofício"

Afonso de Souza (Outros)

Como diz o editorial do Estadão:

"Na sentença relativa ao sítio de Atibaia, a juíza Gabriela Hardt, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, explicitou o vínculo de Lula com o esquema de corrupção na Petrobrás, do qual foi beneficiário na forma de mimos de empreiteiras – como a reforma do sítio – pagos como retribuição pelos contratos com a estatal. A juíza cita um depoimento do empreiteiro Emílio Odebrecht em que ele diz que “a reforma seria uma retribuição do Grupo Odebrecht pela atuação dele (Lula) ‘em prol da organização’, com referência expressa em seguida à atuação dele (Lula) em favor da Odebrecht no setor petroquímico, Braskem, e na Petrobrás”.

A sentença afirma que “Luiz Inácio Lula da Silva tinha pleno conhecimento de que a empresa Odebrecht era uma das partícipes do grande esquema ilícito que culminou no direcionamento, superfaturamento e pagamento de propinas em grandes obras licitadas em seu governo, em especial na Petrobrás” e “contribuiu diretamente para a manutenção do esquema criminoso”. Logo, diz a juíza, Lula sabia muito bem que o dinheiro que bancou seu bem-estar em Atibaia só podia ser fruto da roubalheira".

Reinaldo Azevedo é liberal

Ondasmares (Prestador de Serviço)

Um liberal que fala que de novo a condenação do Lula não tem a ver com o teor da acusação vira petralha, como é que é? Não são só pessoas de esquerda ou petistas que criticam a condenação. Isso é muito reducionismo.

Lawfare?

Afonso de Souza (Outros)

Armando do Prado (Professor), nem ele, o Lula, acredita nisso ("preso político").

Lawfare

Armando do Prado (Professor)

Mais uma condenação política da juíza que continua a perseguição, guerra da lei, iniciada por Moro. Só se confirma que Lula é um preso político.

esse é um site jurídico

Ondasmares (Prestador de Serviço)

Não sou advogada mas vejo aqui pessoas da área falando de condenação que extrapola a denúncia. Também não entendi no texto - "o fato de a família do ex-presidente frequentá-lo é equivalente a tê-lo recebido como forma de suborno": recebeu de suborno de quem, do Jacob Bittar, o proprietário? Porque o texto, publicado num site jurídico, nada fala sobre a coerência ou incoerência entra condenação e acusação? Ficou provado que os 140 mil da cozinha Kitchens provinha de contratos superfaturados das empreiteiras com a Petrobras? Se não, onde está o ato de ofício?

A hipocrisia PTralha se revelando

J. Ribeiro (Advogado Autônomo - Empresarial)

Esperamos que agora o ilustre ex presidente, homem bom, de boa índole e bons antecedentes, que transformou este país no maior celeiro de bandidos do mundo, faça companhia para seu sócio, também ex governador do RJ, Sergio Cabral, no presídio-hotel Bangu.

Comentário

Afonso de Souza (Outros)

Desconfio que essas pessoas que, depois de tudo o que vem sendo revelado, ainda insistem em falar em "perseguição contra o Lula e /ou contra a esquerda", ou variantes do tipo, não enganam nem a si mesmas. Freud explica...

Brasil uma pocilga de togados

marias (Contabilista)

Os Tres Poderes no Brasil é um poço sem fundos no quesito dinheiro público, é revoltante ver o que usurpam do dinheiro público e o povo assistindo sem poder fazer nada..... O Brasil vive entre a miséria dos que produzem riquezas e as Elites que vivem faraonicamente sob as asas do governo só fazendo maldades para garantir que ninguém mude esta realidade

Ainda há Juiz...

Neli (Procurador do Município)

Ainda há Juiz na República das Jabuticabas!
Meus cumprimentos para a Magistrada.
Sem adentrar no mérito, porque desconheço o quadro probatório inserido nos autos, a r. sentença está perfeitamente fundamentada.
A douta Juíza merece todos os cumprimentos por saber fundamentar uma peça judicial, o que, aliás, poucos magistrados sabem fazer, inclusive os do Tribunais Superiores.
De outra banda, o que ocorre com o apenado é a Justiça Divina sendo célere.
Com efeito, teve o Poder nas mãos e invés de aplicar em prol do bem comum, da população, o que fez?
Gastou o suado e sofrido dinheiro do contribuinte para dar empregos em outros países, inclusive nos EUA.
Trouxe Copa do Mundo e Olimpíadas em detrimento de utilidades para a população, como saneamento básico.
Deu pensão e indenização(altíssima!) para jogadores de futebol, campeões das Copas de 58,62 e 70, atividade privada, em detrimento utilidade pública.
Gastou-se em estádios de futebol, menos do que em hospitais.
Usou o dinheiro do BNDES para obras no exterior, repiso-me, em detrimento da população.
Gastou-se mais em marketing autopromocional.
Por fim, pensando em si próprio, indicou uma não oriunda do Partido, inexperiente, para a presidência, invés de pessoas com História no Partido e experientes no Executivo.
E o que ocorre com ele, nada mais é do que o Astral, Deus, o Guardião do Universo estar cobrando o que deu e não soube usar: o Poder.
Lamento a condenação!
Melhor seria se ele tivesse cumprido religiosamente as leis humanas e cumprido a Lei do Astral: agido em prol do bem comum.
Meus cumprimentos pela r. sentença, Doutora .

Citoyen

Gabriel Severo de Oliveira (Estudante de Direito)

Curioso o comentário, pois me parece que agora existe tudo o que faltou quando da primeira condenação.

FATOS que adoçam e que condenam.

Citoyen (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Magistral sentença, bem fundamentada e estruturada. E, mais uma vez, SÃO os FATOS a PROVA mais INCONTESTE de que o SÍTIO era de propriedade ou estava sob a POSSE de Lula, mas isso pouco importa. Já prescreve o Código Civil que nas manifestações de vontade MAIS se LEVARÁ em CONTA a INTENÇÃO nelas CONSUBSTANCIADAS do que o SENTIDO LITERAL da LINGUAGEM. E a INTENÇÃO da VONTADE de LULA foi se que o SÍTIO era SEU, pouco importando o nome jurídico da relação que tivesse sobre o sítio, isto é, POSSE ou DOMÍNIO. __ Mas, para a SENTENÇA isso foi o que menos importou. Porque LULA tinha o SÍTIO como um BEM de SEU USO. E lá estavam parte ou a totalidade dos VINHOS que LEVOU --- APROPRIEDANDO-SE INDEVIDAMENTE! --- de BRASÍLIA e lá estavam documentos que LHE PERTENCIAM. Sem falar nos barquinhos, com o nome dos Netos. Mas, de qualquer foto, DEZENAS são as FOTOS de LULA no sítio ou relacionadas ao SÍTIO. Inclusive o barquinho que sua falecida Esposa comprou e mandou entregar no SÍTIO. O fato jurídico é que, pouco importam as "explicações" chulas que Lula e seus sectários possam dar, porque LULA se beneficiou, como DEMONSTROU a DD. Juíza, do SÍTIO como se SEU FOSSE, isto é, com uma POSSE demonstrativa de uma propriedade, que seria adquirida por decisão judicial, se ele a tivesse requerida judicialmente, pelo prazo em que ela vinha sendo exercida SEM REAÇÃO CONTRÁRIA. E TUDO está nos autos. Lula foi vencido pelas EVIDÊNCIAS, pela PRESUNÇÕES e pelos FATOS que se concretizaram por AÇÕES DELE ou do CASAL! Viva o JUDICIÁRIO e VIVA o POVO brasileiro, o que demonstra que só os SECTÁRIOS não têm olhos para ver FATOS, EVIDÊNCIAS e PRESUNÇÕES num núcleo que tipifica o DIREITO, descrito e normatizado no Código Civil.

Sentença injusta

Marco Martins (Outros - Administrativa)

O rigor do Judiciário nos processos criminais de Lula poderia significar que agora a justiça será implacável com a corrupção dos agentes públicos.

Poderia... poderia... mas ao que parece significa somente um estranho rigor exagerado, com um determinado réu de um determinado partido político... e só.

Assim como as Universidade, Justiça no Brasil é para Poucos

Paulo Henrique C. Almeida (Contabilista)

Infelizmente estamos presenciando um um ato totalmente politico da nossa Justiça. Esta claro a perseguição contra Lula. talvez por ele ser o presidente que mais fez por quem menos tinha, incomodou a elite dominante, essa que tem o poder de manipulação dos falsos ricos, ou a "CRASSE" média do País. para garantir a prisão do maior líder da esquerda, passam por cima de qualquer lei e ate da constituição desta republica. Basta olhar o que acontece com os demais políticos, uns ate com prova clara, que não precisa de especialista para determinar o dolo. Basta apenas um estagiário, mas esses a Justiça fecha os olhos pois tem ideologia de direita, como Aécio neves, Beto Richa, Antonio Anastásia inclusive envolvido em coisa Obscuras e ainda o filho do presidente, que possui um vasto laranjal frutificado e forte. enfim é Lamentável essa pagina da nossa historia.

Prisão só para os de esquerda

carlos.msj (Advogado Autônomo - Tributária)

Enquanto isso as ações penais de Temer e do Bolso filho que possuem provas robustas de corrupção estão sendo encaminhadas para a justiça eleitoral.

"Coitado do pai dos pobres"

Manente (Advogado Autônomo)

Quero ver arguir suspeição da justiça divina.
É a segunda condenação "indevida e injusta do ser humano mais honesto" do universo .
O lado bom, é que após a terceira condenação, poderá pedir música no fantástico.

Pena branda.

João B. G. dos Santos (Advogado Autônomo - Criminal)

Tendo em vista que o presidiário Lula possui pena anterior e pelos efeitos nocivos das suas ações a pena foi branda. A pena base deveria ter sido fixada em patamar muito superior.

Chora mais que tá pouco...

Johnny1 (Outros)

...as viúvas do Lula, que sempre “ilustram” os comentários do site, não podem ver uma vergonha que vão logo passando.
A “incompetente” é juíza federal...o “competente” comentarista é o quê?

Ju2 e S. Bernardelli

Mero expectador (Outro)

Leram os autos, senhores? Leram a sentença? Apontem as inconsistências argumentativas e as falhas probatórias que tornam a "sentença anunciada" (cf. Ju2). Não importa quem foi o condenado. No caso, não foi só o senhor Luiz Inácio, não. Podia ser Jair Messias, Ciro, eu, você quem fosse. Quem pratica infração penal que se submeta às sanções legais. É assim em um país civilizado. É assim que tem que ser no Brasil. A lei não tem partido político. Ao crime, a pena. É a lei, a vontade soberana do povo.

Isonomia e Cinismo

MMoré (Outros)

Nada é mais cômodo do que invocar argumentos escorados na isonomia e logo depois retirar da consciência todos os seus efeitos práticos. Nada é mais cômodo do que exercer a indiferença para tirar o peso da consciência.

"Romance" por corrupto é o fim

Professor Edson (Professor)

Político que comete crime precisa ser punido independente do partido e ideologia.

  • Página:
  • 1
  • 2

Comentar

Comentários encerrados em 14/02/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.