Grande SP e Baixada Santista

Maior tribunal trabalhista do país, TRT-2 termina ano 100% digital

Autor

31 de dezembro de 2019, 7h28

Quando 2020 chegar, todos os processos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2)  Grande São Paulo e Baixada Santista, estarão em ambiente virtual, ou seja, não haverá mais processos em papel nas varas do trabalho.

Reprodução
Sede do TRT-2, na cidade de São Paulo
Reprodução

Todos os documentos e o andamento processual poderão ser consultados eletronicamente de qualquer lugar por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O serviço de digitalização dos processos físicos teve início em junho deste ano e foi concluído nesta terça-feira (31/12). Foram convertidos para o formato digital um total de 400 mil processos, arquivados e em tramitação.

“O projeto vai muito além da simples virtualização dos processos, uma vez que foi concebido para conferir elevado grau de otimização dos trabalhos realizados pelos servidores das unidades judiciárias de 1º grau e padronizar procedimentos, resultado do desenvolvimento de diversas rotinas automáticas que substituíram tarefas que, até então, eram realizadas manualmente pelas Secretarias nos sistemas SAP-1 (sistema manual) e PJe”, afirmou Eduardo Rocha, coordenador de Gestão Documental.

O TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país. Dados de 2018 mostram a entrada de 308.020 processos novos, tendo sido solucionados, durante o ano, 445.552 ações na fase de conhecimento. Naquele ano, apenas 164.868 ficaram pendentes de solução, sendo que, ao final de 2017, o TRT-2 registrou 279.902 processos não finalizados. A média de casos recebidos por vara foi de 1.419, enquanto a média de solucionados ficou em 2.053. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-2.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!