Operação "calvário"

Ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho é preso ao chegar de Portugal

Autor

20 de dezembro de 2019, 10h31

Após decisão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba, o ex-governador do estado Ricardo Coutinho (PSB) foi preso na noite desta quinta-feira (19/12), ao desembarcar no aeroporto internacional de Natal (RN), vindo de Lisboa (Portugal).

Reprodução
O ex-governador da PB Ricardo Coutinho

Ele teve sua prisão preventiva decretada nesta terça-feira (17/12) em uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto desvio de R$ 134,2 milhões da área de saúde estadual.

Coutinho estava de férias na Europa e antecipou sua volta ao ser informado sobre a decisão judicial. Ao desembarcar em Natal, às 22h40, policiais federais já o aguardavam. O político foi encaminhado à sede da Polícia Federal em João Pessoa.

Acontece neste momento uma audiência de custódia, no TJ-PB, para decidir onde o ex-governador ficará preso.

A sétima fase da operação "calvário", desencadeada na última terça, também cumpriu mandados de busca e apreensão em locais ligados ao atual governador do estado, João Azevêdo (sem partido).

“Ricardo Coutinho era o responsável direto tanto pela tomada de decisão dentro da empresa criminosa quanto pelos métodos de arrecadação de propina, sua divisão e aplicação”, diz o relatório que embasou a decisão do desembargador do TJ-PB.

Ao todo, a ação cumpriu 54 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

Por meio de nota, a Polícia Federal disse que, do total de dinheiro desviado, R$ 120 milhões abasteceram campanhas de agentes políticos da Paraíba em 2010, 2014 e 2018.

Clique aqui para ler a decisão
0000835-33.2019.815.0000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!