Consultor Jurídico

Notícias

Semeador de Ideias

TV Justiça exibe documentário sobre o professor Antonio Junqueira

A TV Justiça exibe neste domingo (15/12), às 22h, o documentário O Semeador de Ideias, que conta a trajetória do jurista Antonio Junqueira de Azevedo, um dos nomes mais importantes do Direito Civil brasileiro. A partir desta data, o documentário também estará disponível no YouTube da TV Justiça.

O professor Junqueira foi diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e também criou a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, ambas da USP. Entre seus alunos, estão os ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

O documentário mostra a importância do professor nesse cenário, desde os anos 60 do século passado até a sua morte, em 2009. O Semeador de Ideias fala, por exemplo, de um dos maiores frutos do trabalho de Antônio Junqueira: os fundamentos que deram origem ao Código de Defesa do Consumidor.

Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2019, 12h02

Comentários de leitores

1 comentário

Professor antônio junqueira

O IDEÓLOGO (Outros)

Foi um gigante...mas em sua época, na qual o Direito Privado não se preocupava com os fracos, oprimidos e pobres.
A sua produção intelectual ainda se baseava nas interpretações extensivas e restritivas, na analogia, nos princípios gerais do direito, na equidade e nos costumes.
Atualmente, essas interpretações chamam-se hermenêuticas, e são orientadas pelos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Comentários encerrados em 22/12/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.