Consultor Jurídico

OAB-GO suspende advogado que delatou cliente

11 de dezembro de 2019, 21h42

Por Rafa Santos

imprimir

Dollar Photo Club
Advogado que delatou cliente para o Ministério Público é suspenso pela OAB
Dollar Photo Club

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Goiás decidiu suspender do exercício da advocacia Aluísio Flávio Veloso Grande, por 90 dias. O profissional firmou um acordo de delação premiada com Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado para delatar um de seus clientes.

No trato, ele se compromete a auxiliar o Ministério Público na identificação do modus operandi de suposta organização criminosa, seus integrantes e os crimes por ela praticados.

Ao analisar o caso, o TED entendeu que, além de quebrar o sigilo profissional, o advogado contribuiu diretamente para a prática de atos criminosos, justificando a aplicação da medida de suspensão.

O advogado realizou delação premiada na operação "máfia das falências".

Além de delatar, Grande também gravou alguns de seus clientes para confirmar a tese da existência de uma organização criminosa. Ele também ajudou o MP a entender o complexo funcionamento do esquema de fraude contra credores e de lavagem de capitais levados a efeito.

Com base na delação de Grande — que foi homologada pela Justiça —, foram decretados mandados de prisão preventiva contra os advogados Ricardo Miranda Bonifácio e Souza, Alex José Silva e Rodolfo Macedo Montenegro.