Fábrica de Ideias

IREE promove o debate das reformas, do compliance e da recuperação judicial

Autor

  • IREE

    - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil

9 de dezembro de 2019, 16h41

IREE
O ano de 2019 tem sido especial para o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, uma organização independente e dedicada a promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil.

Com site novo, mais conteúdos e eventos, o IREE tem se dedicado a divulgar informações e análises relevantes e a promover o diálogo franco e produtivo sobre temas importantes para a sociedade.

Agora, com a nova coluna na ConJur, a Fábrica de Ideias, o instituto alcança mais um espaço de contato com a sociedade para debater temas importantes para o bom funcionamento da democracia.

Ao longo de 2019, o IREE organizou e apoiou diversos eventos como forma de aprofundar a compreensão de temas relevantes,entre eles,  as reformas tributária e da Previdência, compliance, recuperação judicial, "lava jato", entre outros.

Reunimos aqui as principais realizações deste ano e convidamos a todos a trilhar este caminho conosco.

IREE Diálogos
O evento "IREE Diálogos" traz convidados ilustres para falar sobre caminhos para o Brasil em uma conversa com o presidente do instituto, Walfrido Warde. É aberto ao público e conta com o apoio da Unibes Cultural.

Em março de 2019, o IREE recebeu Ciro Gomes para a primeira edição do evento. Em setembro foi a vez do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara.

Também foram realizadas edições especiais, como os dez encontros com renomados economistas de maio a novembro no "IREE Diálogos Especial Economia para o Povo".

Foram ao todo mais de 15 horas de palestras e debates, e o material completo das apresentações foi reunido neste site exclusivo sobre o evento.

Reforma Tributária
Em maio, o IREE realizou o primeiro evento sobre a proposta que está em trâmite na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).

O evento contou com a presença também do economista Bernard Appy, diretor do CCiF (Centro de Cidadania Fiscal), instituição que desenvolveu a proposta.

Governança e compliance
Para conhecer e debater exemplos de casos bem sucedidos de implantação de ações de compliance, o IREE promoveu em junho o evento “Integridade e compliance na prática”, com a participação do Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Rafael Gomes.

Aberto ao público, o evento contou com também com a participação de Walfrido Warde e do diretor Valdir Simão.

Reforma da Previdência
A Reforma da Previdência, escolhida como agenda prioritária pelo Congresso, dominou os debates tanto no cenário político quanto no econômico no Brasil ao longo deste ano.

Como forma de contribuir com esse debate, o IREE buscou abordar o tema em seus conteúdos, análises e eventos.

Em junho, o IREE apoiou o seminário “A Previdência precisa de Reforma?”, organizado pelo Instituto Democratize, que reuniu especialistas ao longo de dois dias para debater a situação da Previdência Social e as necessidades de reforma.

Consórcio Nordeste
O IREE tem acompanhado de perto a iniciativa dos estados nordestinos de construir de forma conjunta planos de desenvolvimento para a região.

Em agosto deste ano, apoiou o evento "Diálogos Capitais Consórcio Nordeste", realizado pela revista Carta Capital, e entrevistou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Temas societários e recuperação judicial
Com o objetivo de compreender melhor o processo de recuperação judicial, tema que reúne interesses dos setores privado, público e da sociedade, a Trevisan e o IREE organizaram um evento com o Superior Tribunal de Justiça, que é última instância de decisão sobre os pedidos recuperação judicial.

O evento “Visão do STJ sobre temas societários e recuperação judicial”, realizado em outubro, reuniu sete ministros do STJ e debatedores ilustres em apresentações ao longo de toda uma manhã para grande público em São Paulo.

O evento contou com a coordenação do ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro e do presidente do IREE, Walfrido Warde, e teve apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e da OAB/SP.

Impactos da Lava Jato
O evento Impactos da Lava Jato, organizado em parceria pelo IREE e pela Trevisan Escola de Negócios, reuniu convidados ilustres para debater os efeitos, os desafios e o futuro da operação anticorrupção para um público de 400 pessoas em São Paulo, no último dia 25 de novembro.

O evento contou com a coordenação científica do diretor da Trevisan Escola de Negócios Antoninho Trevisan, de Walfrido Warde e do professor de Direito Penal da USP  Pierpaolo Cruz Bottini. Contou também com o apoio do CIEE, da Academia Paulista de Direito e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Brazil Forum UK 2019
Em maio, o debate sobre o futuro das relações entre os setores público e privado no Brasil foi levado, com apoio do IREE, para o Brazil Forum UK, conferência anual organizada por estudantes brasileiros baseados no Reino Unido, que reúne lideranças reconhecidas para refletir sobre os problemas e desafios do Brasil em um ambiente inclusivo.

Em sua participação, o presidente do IREE falou sobre a necessidade de regulamentação do financiamento das frentes parlamentares e da importância de se diferenciar o que é influência política legítima do que é corrupção.

16º Fórum de Economia da FGV
O 16º Fórum de Economia, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoiado pelo IREE, foi uma iniciativa realizada em setembro, quando especialistas ilustres se reuniram em torno do tema "Estagnação Secular no Brasil?".

Foram dois dias de de painéis e palestras para debater o tema. O IREE participou da cobertura de todo o evento.

Próximos passos
Todos esses resultados nos fazem ter a certeza de que o ano de 2020 será ainda mais produtivo. É por meio da informação e do debate que é possível exercer a cidadania e a política de maneira nobre. Um bom ano a todos!

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!