Biênio 2020-2022

Desembargador Lourival Trindade é eleito presidente do TJ-BA

Autor

4 de dezembro de 2019, 16h39

O Tribunal de Justiça da Bahia elegeu o desembargador Lourival Almeida Trindade para ser o presidente da corte no biênio 2020/2022. A escolha do presidente foi decidida em segundo turno entre os desembargadores Lourival Trindade (28 votos) e Cynthia Maria Pina Resende (27 votos).

TJ-BA
Desembargador Lourival Trindade vai presidir o TJ-BA no biênio 2020/2022 Reprodução / TJ-BA

A eleição para a Mesa Diretora aconteceu nesta quarta-feira (4/12). Inicialmente, a eleição estava marcada para o dia 20 de novembro. Porém, foi adiada depois de quatro desembargadores, entre eles dois candidatos à presidência — José Olegário Monção e Graça Osório — e o atual presidente do TJ-BA — Gesivaldo Nascimento Britto —, serem afastados por decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça.

Também foi afastada a desembargadora Maria do Socorro, presa no dia 29 de novembro. O afastamento dos quatro desembargadores e também de dois juízes foi referendado pela Corte Especial do STJ nesta quarta-feira (4/12).

Mesa Diretora e Corregedorias
A sessão que elegeu a Mesa Diretora foi dirigida pelo presidente em exercício, desembargador Augusto de Lima Bispo, e contou com a presença de 55 desembargadores. Foram eleitos, também, os desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo para a 1ª Vice-presidência e Augusto de Lima Bispo para a 2ª Vice-presidência.

O Tribunal Pleno elegeu Corregedor-Geral da Justiça e Corregedor das Comarcas do Interior, respectivamente, os desembargadores José Alfredo Cerqueira da Silva e Osvaldo de Almeida Bomfim.

Os eleitos assumem a Mesa Diretora do TJ-BA por dois anos, sem direito a reeleição. A posse dos novos membros da Mesa Diretora acontece no dia 3 de fevereiro de 2020, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-BA.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!