Consultor Jurídico

Notícias

Presunção de culpa

Advocacia é perseguida para provar origem dos honorários, dizem criminalistas

Comentários de leitores

5 comentários

Juízes 5em de ter limite

Renato Muller - cidadão leigo (Administrador)

Várias vezes ouvi a expressão "Tem alguns juízes que pensam que são Deus, e tem outros que tem certeza que são".

O IDEÓLOGO (Outros)

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

O IDEÓLOGO (Outros)

Vc conhece UM ÚNICO magistrado que cumpra sempre a risca as leis? Eu, em 20 anos de carreira, nunca conheci um. Aliás, de vc acredita nisto, recomendo que procure uma terapia e um psiquiatra. Conhece algum que foi punido pela Corregedoria do TJSP por descumprir as leis? Eu não conheço. Não confunda independência funcional e ato jurisdicional válido quando este é dissociado das leis e sim apoiado apenas na vontade do magistrado (acontece isto diariamente no TJSP).

Culpa de quem? Da certeza da impunidade, gerada pela frequente leniência das corregedorias. Caso o senhor não saiba, o TJSP arquiva 98% das representações contra magistrados, inclusive aquele que descumpre as leis. Ora, mas a LOMAN, art. 35, inciso I, não obriga o magistrado a cumprir as leis? Sim, mas a Corregedoria do TJSP arquiva em casos como este, alegando que o juiz tem independência e o caso se trata de ato jurisdicional. Então, segundo a Corregedoria do TJSP, o magistrado pode deixar de cumprir as leis e infringir a LOMAN, art. 35, inciso I, pois ele, magistrado está praticando um ato jurisdicional (diga-se de passagem, completamente afastado do que manda a lei) e isto é uma carta branca para ele, magistrado, fazer o que quiser, inclusive descumprir as leis. Afinal que moral tem membros da corregedoria em punir seus pares se estes membros também, costumeiramente, não cumprem as leis?
E vc deve achar que isto é bacana, e válido não? Costuma bajular magistrados também?

todo poder tem limites, inclusive o de indultar

daniel (Outros - Administrativa)

Presidente ligado a corruptos não pode conceder indulto ilimitado

Quem não deve

O IDEÓLOGO (Outros)

Quem cumpre a lei, não tem o que temer.
Lembro da Teoria da Comunicação Ilícita, quando o advogado, a pretexto de defender o cliente, envolve-se com a ilegalidade praticada pelo outorgante.

Perseguida ou tem suas contas exigidas?

Schneider L. (Servidor)

Criou-se outra casta que não pode prestar contas à sociedade? Pelo visto, não se pode fiscalizar altos magistrados ou seus familiares quando existem indícios de irregularidades, sendo possível o afastamento dos funcionários que cumprem seu dever em um inquérito absolutista e inconstitucional.

Agora, pelo visto, não se pode exigir prestação de contas de causídicos que defendem réus envolvidos com desvios milionários e que pagam montantes de honorários igualmente exorbitantes, todavia, não há qualquer indício que poderiam fazê-lo de maneira lícita.

Quantos advogados e escritórios de advocacia foram pegos dissimulando o produto do crime só na operação Lava Jato? Ora, todos tem que prestar contas. Isso não é perseguição. Quem acha isso é quem se reputa acima da lei, e está acostumado com a impunidade e intangibilidade.

É a nobreza reclamando do tratamento a que todos estão submetidos. Como diz um Ministro do STF: "Somos atrasados porque o atraso é muito bem defendido".

Comentar

Comentários encerrados em 6/09/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.