Consultor Jurídico

Absolvição por lavagem de dinheiro impõe liberação de bens

28 de agosto de 2019, 8h52

Por Fernanda Valente

imprimir

Nos casos em que houver absolvição do crime de lavagem de dinheiro, os bens alienados devem ser restituídos. Assim entendeu a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região ao determinar a liberação de bens de uma mulher absolvida do crime.

Reprodução
ReproduçãoAbsolvição do crime de lavagem impõe liberação de bens alienados 

De acordo com o processo, a mulher foi absolvida em Habeas Corpus de relatoria do ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça. Representada pelo escritório Rogério Feitosa Mota Advocacia, ela pediu a liberação dos valores da alienação antecipada dos bens apreendidos.

O pedido foi negado pelo juízo da 11ª Federal do Ceará, que considerou a absolvição pelo crime "não tem o condão de afastar o vínculo ilícito devidamente comprovado dos bens com os atos de ocultação praticados pela ré".

O relator do caso, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, acolheu a tese da defesa e apontou que a sentença havia sido desconstituída. "Não há como subsistir a sanção de perdimento dos bens (repita-se, no caso dos autos, dois imóveis residenciais e um automóvel) que foram apreendidos por força desse processo criminal, eis que não foi ela acusada da prática de qualquer outra infração penal", afirmou o magistrado.

Clique aqui para ler a decisão.
Processo: 0804675-30.2019.4.05.0000