Informações Dadas

Barroso arquiva interpelação de Felipe Santa Cruz contra Bolsonaro

Autor

26 de agosto de 2019, 21h18

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a extinção da ação em que o presidente Jair Bolsonaro é acusado de ofender o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz sobre o desaparecimento do pai dele, Fernando Santa Cruz, morto durante a ditadura militar.

Carlos Humberto/SCO/STF
Barroso arquiva interpelação de Felipe Santa Cruz contra Bolsonaro
Carlos Humberto/SCO/STF

"O pedido de explicações, previsto no art. 144 do Código Penal, tem por objetivo permitir ao interpelado esclarecer eventuais ambiguidades ou dubiedades acerca de manifestações consideradas ofensivas. Uma vez prestadas as explicações, não é cabível qualquer avaliação por este Juízo acerca do seu conteúdo", disse Barroso em trecho da decisão. 

Em resposta enviada STF, Bolsonaro negou ter tido a intenção de ofender. "Não tive qualquer intenção de ofender quem quer que seja, muito menos a dignidade do interpelante ou de seu pai. No tocante à forma pela qual teria ocorrido a morte do pai do interpelante, limitei-me a expor minha convicção pessoal em função de conversas que circulavam à época", afirmou o presidente. 

Caso
Em julho, Bolsonaro disse que sabia o que tinha acontecido com o pai do presidente da OAB e ainda insinuou que ele teria sido assassinado pelos próprios colegas ligados à esquerda. Porém, o atestado de óbito de Fernando Santa Cruz diz que ele foi morto pelo regime militar.

Clique aqui para ler a decisão.
Pet 8.304

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!