Critério da preponderância

Cabe agravo contra intervenção de terceiros que altera competência

Autor

22 de agosto de 2019, 9h19

Cabe agravo de instrumento contra decisão que trata da admissão de terceiro em ação judicial, com o consequente deslocamento da competência para Justiça distinta.

Para a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, nessa hipótese, a intervenção de terceiro —recorrível de imediato por agravo de instrumento (artigo 1.015, inciso IX, do Código de Processo Civil)—, além de influenciar o modo de se decidir a competência, exerce relação de dominância sobre ela, sendo cabível o uso do agravo.

Foi alterado um caso da Justiça estadual para a Federal após a Caixa Econômica Federal manifestar interesse na ação envolvendo segurados e uma companhia de seguros. 

A seguradora apresentou agravo, contestando a decisão que tratou da admissão de terceiro e da mudança de competência. No entanto, o Tribunal de Justiça do Paraná entendeu que não era cabível o agravo. Diante disso, a seguradora levou o caso ao STJ.

Relatora do recurso, a ministra Nancy Andrighi, reconheceu que nesse caso é cabível o agravo. Ela explicou que deve ser usado o critério da preponderância da carga decisória.

"A partir desse critério, conclui-se que a intervenção de terceiro exerce relação de dominância sobre a competência, sobretudo porque, na hipótese, somente se pode cogitar uma alteração de competência do órgão julgador se –e apenas se– houver a admissão ou inadmissão do terceiro apto a provocar essa modificação", disse.

Assim, complementou a ministra, é relevante examinar se o agravo interposto se dirige à questão da intervenção de terceiro ou à questão da competência. Segundo ela, o foco da irresignação da companhia de seguros foi o fato de que o interesse jurídico que justificou a intervenção da Caixa também existiria para todos os demais autores, tendo, em sua argumentação no recurso especial, apenas indicado que a remessa do processo para a Justiça Federal teria como consequência uma série de prejuízos processuais.

"Por qualquer ângulo que se examine a controvérsia, conclui-se que a decisão que versa sobre a admissão ou inadmissão de terceiro é recorrível de imediato por agravo de instrumento fundado no artigo 1.015, IX, do CPC/2015, ainda que da intervenção resulte modificação ou não da competência, que, nesse contexto, é uma decorrência lógica, evidente e automática do exame da questão principal", afirmou Andrighi. Com informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

REsp 1.797.991

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!