experiência decana

Rosa Weber homenageia 30 anos de Celso de Mello no STF

Autor

21 de agosto de 2019, 11h21

"As inúmeras lições de Celso de Mello nos encantam não apenas quando, na vanguarda, com o dinamismo e a clarividência de que impregnada sua sensibilidade -, nos conclama a abraçar o novo que se apresenta na constante evolução do Direito, mas também quando a sua experiência nos restaura – e o faz com frequência -, a memória do que não devemos nem podemos esquecer, do que devemos afirmar e reafirmar e não silenciar: o respeito indeclinável à Constituição e às leis da República."

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Rosa Weber homenageia 30 anos de Celso de Mello no STF. 

A declaração é da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, em celebração aos 30 anos do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Rosa abriu a sessão administrativa da corte eleitoral desta terça-feira (20/8) homenageando o decano. 

No último sábado (17/8), o ministro Celso entrou para o seleto grupo de ministros que ficaram na corte por 30 anos. 

Segundo Rosa, Celso é autor de decisões que afirmam, acima de tudo, a legalidade na liberdade e a liberdade na legalidade. A elas plenamente extensíveis os predicados que Rui Barbosa identificava, em 1898, como “o brilho e a solidez e a força dos grandes arestos, que valem mais para a liberdade dos povos do que as Constituições escritas”.

"Me lembro da ADI 5577, no qual enfatizou que o postulado da igualdade de chances ou de oportunidades tem como suporte constitucional legitimador os princípios essenciais que consagram o regime democrático, representativo e pluripartidário, além da especial proteção que se deve dispensar às minorias e ao seu correspondente direito de oposição", diz. 

Rosa citou ainda um artigo do ministro Edson Fachin, no texto “Ser e Estar com Celso ao lado: um jurista fiel a si mesmo", publicado na ConJur

Clique aqui para ler a íntegra do discurso. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!