Opinião

Ser e estar com Celso ao lado: um jurista fiel a si mesmo

Autor

  • Luiz Edson Fachin

    é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) alma mater UFPR (Universidade Federal do Paraná) e professor do programa de pós-graduação do Ceub (Centro Universitário de Brasília).

17 de agosto de 2019, 7h00

O tempo fractal do presente deu-nos no STF como ancoragem o decanato do Ministro CELSO DE MELLO. Ser e estar com CELSO ao lado é fruir da gravitas que não foi capturada pela erosão da atualidade.

Uma saudação a um julgador abertamente genuíno se reconhece fora da retórica vulgar do prêt-à-porter, ou do falaz esplendor superficial próprio da clássica captatio benevolentiae.

Evidência notória da conjugação do verbo eximere, nosso decano dá exemplo de quem não se encastela nas frivolidades de salão, nos adornos da inteligência ilusória, e mais que isso: é daqueles que refutam elogios fáceis e sempre optam por seus princípios. É um juiz e um jurista fiel a si mesmo.

O fardo que os dias correntes depositaram no Tribunal e o ar rarefeito vivenciado encontram em CELSO ombros fortes e oxigênio suficiente para ser, sempre, a melhor das companhias. Aqui, vejo, sinto e testemunho que CELSO DE MELLO deitou raízes para caracterizar de modo indelével o STF, nele e com ele a ambiência foi dotada de significado maior.

Ter CELSO ao lado encabeça desideratum de todos os estudantes e estudiosos, de todos os juízes e jurisdicionados, de pessoas de todos os gêneros que vivificam uma sociedade aberta, plural e complexa.

CELSO ao lado significa resistência ao agravamento do senso comum teórico e da submissão da instância jurídica às contingências das estruturas dominantes.

CELSO ao lado revigora o necessário refinamento acadêmico para arrostar as acorrentadas mentalidades.

CELSO ao lado repele o reducionismo praxista e sem assombro enfrenta o desassossego. Uma das raras e proeminentes vozes fecundas sempre do lado de quem não se curva a argumentos de ocasião.

CELSO, sem favor algum, é um homem que, na conhecida expressão de Schopenhauer, tem lugar no apreço dos outros homens.

Ter o Ministro CELSO DE MELLO ao lado significa ter boas esperanças. Estar do lado de CELSO corresponde a construir, juntos, pontes sobre o abismal presente. As virtudes essenciais, a dignitas, a pietas, a iustitia sabem a gravitas em CELSO DE MELLO como integridade da vocação.

Ab imo corde.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!