Aprovação contestada

Partido Novo pede que STF anule votação do projeto de abuso de autoridade

Autor

16 de agosto de 2019, 12h50

Deputados do partido Novo ingressaram com mandado de segurança para que o Supremo Tribunal Federal anule a votação que aprovou o projeto que altera a Lei de Abuso de Autoridade. Segundo eles, houve ilegalidade na processo, pois os parlamentares foram impedidos de fazer votação nominal.

"O ato de Sua Excelência o Presidente da Mesa da Câmara dos Deputados que negou a realização de votação nominal, foi abusivo e violou o direito ao devido processo legislativo constitucional, o direito da minoria de participar ativamente do processo legislativo e o direito de representação dos impetrantes e de seus representados", diz a petição.

O projeto foi aprovado em votação simbólica, quando não há o registro individual dos votos. Utilizado na maioria das vezes, nesse tipo de votação o presidente da Câmara convida os deputados favoráveis ao projeto que permaneçam como estão, cabendo aos contrários se manifestar. 

No caso, os parlamentares narram que alguns deputados pediram que fosse feita a votação nominal, o que foi negado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo Maia, seria necessária a adesão de no mínimo 31 deputados para mudar a votação.

Os parlamentares contestaram, afirmando que havia mais de 31 manifestações, mas a votação acabou sendo simbólica. Segundo eles, havia um requerimento com 46 assinaturas. Além disso, cerca de 80 deputados levantaram a mão pela votação nominal.

Para os deputados do Novo, com a manutenção da votação simbólica, o presidente da Câmara violou o devido processo legislativo constitucional.

"Portanto, seja pelo vídeo, seja pelas assinaturas coletadas, está inequivocamente demonstrado que o Presidente feriu de morte o direito de representação dos parlamentares que buscavam defender aquilo que eles acreditavam e que tem à sua disposição mecanismo legítimo para manifestação da minoria." O ministro Gilmar Mendes será o relator do mandado de segurança.

Clique aqui para ler a petição inicial.
MS 36.631

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!