Ausência de legitimidade

Partido não pode apresentar MS contra nomeação para embaixada, diz ministro

Autor

14 de agosto de 2019, 19h48

Partido não tem legitimidade para apresentar mandado de segurança coletivo sobre assunto que não tenha relação direta com a própria atuação política. Com base nesse entendimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal federal, negou seguimento a um mandado de segurança em que o PPS queria impedir a indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador no Estados Unidos. 

Reprodução
Partido não tem legitimidade para apresentar mandado de segurança, diz Lewandowski.

Na decisão desta quarta-feira (14/8), Lewandowski afirma que o Plenário do Supremo Tribunal Federal já se pronunciou no sentido de negar legitimação universal ao partido político para impetrar mandado de segurança coletivo destinado à proteção jurisdicional de direitos ou de interesses difusos da sociedade civil, especialmente quando a pretendida tutela objetivar a defesa da ordem constitucional.

"A interpretação do texto legal em apreço não permite concluir no sentido de reconhecer-se direito subjetivo aos partidos políticos para a impetração do remédio histórico voltado à defesa de interesses ou direitos difusos, seara na qual está inserido o ato político genuinamente discricionário de indicação dos chefes de Missão Diplomática Permanente pelo Presidente da República", afirma. 

Ofensa de Princípios
Na ação, o PPS afirma que a indicação ofende os princípios constitucionais que regem a administração pública, entre eles a impessoalidade, a moralidade e a eficácia.

“A indicação motivada por mero laço de consanguinidade é imoral, conflagrando violação ao princípio da moralidade pública. Ao violar esse princípio, a autoridade coatora desobedece ao ordenamento jurídico, vez que a ética e a probidade devem ser balizadores de toda a atuação pública”, sustenta.

Clique aqui para ler a decisão.
MS 36.620

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!