reclamação disciplinar

Conselho reabre investigação contra Dallagnol sobre conversas vazadas

Autor

13 de agosto de 2019, 12h02

O Conselho Nacional do Ministério Público Federal decidiu, nesta terça-feira (13/8), reabrir investigação contra o procurador Deltan Dallagnol envolvendo o conteúdo das mensagens trocadas por ele no aplicativo Telegram.

Fernando Frazão/Agência Brasil
CNMP reabriu investigação contra Deltan Dallagnol envolvendo o conteúdo das mensagens trocadas por ele no Telegram
Fernando Frazão/Agência Brasil

O procedimento estava arquivado desde junho por decisão monocrática do corregedor Orlando Rochadel. Na ocasião, ele afirmou não ser possível verificar a autenticidade das conversas nem se houve algum tipo de adulteração nas mensagens.

"Não há indícios que justifiquem a abertura de uma reclamação disciplinar contra os procuradores considerando a ausência de qualquer elemento que indique materialidade de ilícito disciplinar imputado." 

Os conselheiros Erick Venâncio e Leonardo Accioly pediram agora a revisão da decisão. O caso então volta a tramitar, e um novo relator pode ser escolhido, que analisará se o pedido deve continuar arquivado ou se a sindicância deve ser instaurada.

Sem reabertura
Em nota, a força-tarefa da operação "lava jato" esclarece que o procedimento decorrente de mensagens não foi reaberto, mas sim foi encaminhado a um Conselheiro para avaliar a pertinência de submeter sua reabertura ao plenário

"O procurador Deltan Dallagnol irá se manifestar quando requerido institucionalmente em relação ao Procedimento Administrativo", afirma a nota. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!