Possível retaliação

Depois de decisão contra bônus, Receita notifica ministro do TCU por gastos de 2015

Autor

11 de agosto de 2019, 17h18

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, foi notificado pela Receita Federal na última sexta-feira (9/8) para comprovar o pagamento de R$ 13 mil a um médico. A despesa foi declarada no imposto de renda de três anos atrás, no calendário de 2015-2016, e já havia sido finalizada em 2018 (veja foto abaixo).

Chama atenção no caso a cronologia dos fatos já que a intimação aconteceu três dias depois de ele negar bônus aos servidores do fisco em cerca de R$ 3 mil.

De acordo com o ministro, a despesa trata de uma cirurgia feita pela então companheira, que era sua dependente, e a declaração de imposto de renda era conjunta. Ele tem o comprovante da transação.

Site da Receita Federal mostra que despesa já havia sido finalizada em 2018

Sem novidades
Esta não é a primeira vez que a Receita Federal é usada por seus servidores para retaliação. Em fevereiro, reportagem da ConJur revelou que o fisco criou uma estrutura policial interna destinada a investigar autoridades, com a Nota Copes 48. A nota fala em 134 pessoas, entre autoridades e pessoas ligadas a elas.

O Fisco nunca divulgou a lista de investigados, mesmo depois de requerimento do Congresso Nacional, mas hoje se sabe que os ministros Toffoli e Gilmar Mendes e suas mulheres estão entre os investigados.

No início do mês, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Receita Federal suspender as investigações secretas de autoridades. Segundo o ministro, há "graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações em andamento". 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!