Ataque ao bolso

Partido vai ao Supremo contra MP que dispensa publicação de balanços em jornais

Autor

11 de agosto de 2019, 12h43

O partido Rede Sustentabilidade ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal contra a medida provisória que dispensa empresas de capital aberto de publicar balanços em jornais. A petição foi protocolada no sábado (10/8) e ainda não foi distribuída.

Antonio Cruz/Agência Brasil
MP editada por Bolsonaro impacta na receita dos jornais que provém, em maioria, da venda de espaços para publicação dos balanços.
Antonio Cruz/Agência Brasil

MP 892, publicada na terça-feira (6/8), altera a Lei das Sociedades Anônimas e acaba com a obrigatoriedade da publicação de balanços de empresas nos jornais impressos. O presidente Jair Bolsonaro deixou claro que a medida é uma "retribuição" às ações da imprensa pelo tratamento que recebeu na campanha eleitoral de 2018.

Na petição, o partido sustentou que o ato do presidente tem "motivação egoística" e configura "explícito desvio de finalidade da MP". A ação questiona o fato de Bolsonaro ter editado uma medida provisória para alterar uma lei que ele próprio sancionou recentemente (Lei 13.818).

"O ponto distinto relativamente à manifestação quando dos comentários acerca da MP 892 é que, agora, na condição de Presidente da República, ele confessa publicamente que a motivação para a publicação da referida Medida é privada, fruto de sentimento de retaliação contra a imprensa livre, a liberdade de expressão e a democracia", critica o Rede.

Clique aqui para ler a petição.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!