Ameaça da ditadura

Sepúlveda Pertence chama atenção para onda de autoritarismo de direita

Autor

7 de agosto de 2019, 14h22

Um país que viveu 21 anos sob ditadura deve estar atento para a onda de autoritarismo de direita. A ressalva foi feita pelo advogado Sepúlveda Pertence, em evento no Instituto dos Advogados Brasileiros nesta segunda-feira (5/8).

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABRSepúlveda Pertence enfatizou como essencial a tolerância "sem a qual, com a serenidade que a pressupõe, a democracia fenece".

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-procurador-geral da República, Pertence falou de sua carreira em um dos momentos mais difíceis do Brasil, o regime militar. Ele citou "o exercício da advocacia e, nela, à defesa dos perseguidos pelo regime de arbítrio militar".

Considerando que a volta da ditadura é uma ameaça citada por muitos, Pertence chamou a atenção para a definição da cientista política Lilia Schwarcz, que mostra que traços de autoritarismo estão fincados no "incentivo à polarização e atração pelo autoritarismo". 

O advogado fez questão de reafirmar a importância do respeito aos ideais democráticos e enfatizou como essencial a tolerância "sem a qual, com a serenidade que a pressupõe, a democracia fenece".

No evento, Pertence recebeu a medalha Teixeira de Freitas, a mais importante comenda do IAB, e foi homenageado pelo ministro Luís Roberto Barroso, pelo advogado José Roberto Batochio, e pela presidente do IAB, Rita Cortez.

Clique aqui para ler o discurso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!