Registro de horas

Apenas tacógrafo não basta para comprovar jornada com hora extra, decide TST

Autor

28 de abril de 2019, 17h22

Para comprovar jornada acima da prevista em lei para motoristas é preciso outros elementos de prova, além do tacógrafo dos veículos. Assim entendeu a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao declarar nula a infração aplicada à Souza Cruz.

123RF
123RFAuditores autuaram Souza Cruz com base nos tacógrafos, que registram início e fim da jornada de motoristas

De acordo com o ministro Augusto César Leite de Carvalho, a empresa não poderia ser condenada ao pagamento de horas extras com base apenas nesse meio de prova. “O tacógrafo, por si só, sem a existência de outros elementos, não serve para controlar a jornada de trabalho de empregado que exerce atividade externa”, afirmou.

O ministro reformou a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e apontou que o tribunal teve entendimento contrário à Orientação Jurisprudencial 332 da Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais do TST.

De acordo com o processo, os auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo, com base nos tacógrafos, concluíram que os motoristas iniciavam a jornada às 6h45 e só deixavam o caminhão às 20h. Assim, autuaram a empresa por permitir jornada de trabalho acima do limite de duas horas.

Em ação anulatória, a empresa sustentou que o tacógrafo não é instrumento de controle da jornada de empregados que trabalham externamente. Além disso, considerou que os auditores agiram de maneira arbitrária e erraram ao usar essas informações para aferir o início, o término e o intervalo da jornada dos empregados.

Para o TRT-17, o tacógrafo não apenas registra a hora do início e do fim da jornada do condutor do veículo, mas também a velocidade, as paradas e os intervalos. Segundo o órgão, deveria ser considerado instrumento hábil para constatação de trabalho em jornada acima do limite estabelecido na lei. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Processo: 7100-18.2011.5.17.0003

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!