Recurso de Revista

Carpinteiro que usa roupa comum não deve receber gastos com lavagem de uniforme

Autor

22 de abril de 2019, 14h48

Empresa não deve ressarcir custos com lavagem de uniforme a carpinteiro que usava roupas comuns. Esse foi o entendimento da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao afastar a indenização da condenação de uma construtora de Porto Alegre (RS). 

123RF
Uniformes que são roupas comuns não demandam custos extras para lavagem, entende TST.
123RF 

Na reclamação trabalhista, o autor argumentou que o uniforme — calças e camiseta — utilizado diariamente ficava sujo de graxa, óleos, cimento e "diversos materiais insalubres" e, por isso, precisava ser lavado separadamente das demais roupas.

A empresa, em contestação, sustentou que, na construção civil, não há manipulação de graxa e óleo. Disse ainda que fornecia gratuitamente as vestimentas necessárias ao trabalho e que os cimentos, areias e demais resíduos similares são de fácil lavagem, com água e sabão comum.

Em primeira instância, a 8ª Vara do Trabalho de Porto Alegre julgou improcedente o pedido de indenização pela lavagem do uniforme, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reformou a sentença para condenar a empresa ao pagamento de R$ 30 mensais ao empregado.

De acordo com a jurisprudência do da corte regional, a necessidade de produtos ou de procedimentos diferenciados em relação à lavagem das roupas de uso comum resulta em acréscimo significativo de produtos de limpeza, água e energia elétrica.

Para o relator do recurso de revista da empresa no TST, ministro Maurício Godinho Delgado, se o empregado é obrigado a utilizar o uniforme fornecido pela empresa, ou seja, roupa especial, vinculada ao tipo de atividade empresarial, as despesas com a sua higienização devem ser suportadas pelo empregador.

Por outro lado, se os uniformes forem roupas comuns, similares às usadas no cotidiano, sem peculiaridades e sem gastos adicionais para a sua higienização, não há como onerar o empregador. Ele foi seguido por unanimidade pelo colegiado ao dar provimento ao recurso da empresa, determinando a exclusão da condenação ao ressarcimento das despesas pela lavagem do uniforme. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. 

Clique aqui para ler a decisão.
RR 21346-88.2016.5.04.0008

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!