XI de Agosto

Princípio de incêndio atinge centro acadêmico do Direito da USP

Autor

18 de abril de 2019, 10h45

Um princípio de incêndio atingiu o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, por volta das 8h30 desta quinta-feira (18/4).

Reprodução
Princípio de incêndio atinge prédio da Faculdade de Direito da USP.

Segundo os bombeiros, não houve vítimas. Às 9h30, o fogo já estava controlado e não causou danos em outras áreas do prédio do Largo São Francisco.

Segundo diretor da Faculdade, Floriano de Azevedo Marques Neto, o fogo se limitou à lanchonete do CA, e os equipamentos internos de combate a incêndio funcionaram perfeitamente. 

Neto afirma que a área atingida ficará interditada para a perícia dos bombeiros durante toda esta quinta. O bloqueio deve ser aproveitado para o início de uma reforma no local, que já estava programada desde o final de 2018.

"Para não interditar duas vezes, nós tentaremos iniciar a reforma do subsolo do prédio da Faculdade, com melhorias e adequações que estavam previstas", diz o diretor. "O projeto ainda deve ser autorizado pelo órgão de patrimônio da USP e passar por um processo licitatório. A expectativa é que até o final deste ano a reforma comece", completa.

Leia abaixo a nota oficial da diretoria:

No início da manhã de hoje (18/04) houve um princípio de incêndio nas dependências do Centro Acadêmico XI de Agosto, situado no subsolo do Edifício Histórico da Faculdade de Direito da USP.

Apesar de a Faculdade estar em recesso e de as instalações do CAXI estarem fechadas, a brigada de incêndio da FDUSP e a sua segurança orgânica agiram pronta e adequadamente para evitar que o fogo se alastrasse.

Adotados os procedimentos corretos, o Corpo de Bombeiros rapidamente debelou o fogo. Não houve vítimas e os danos foram pequenos, limitados a uma parcela menor das instalações da lanchonete do CA.

A reforma das instalações do subsolo já conta com projeto em fase de aprovação nos órgãos de patrimônio da Universidade e de proteção do Patrimônio histórico. Concluída a licitação, a requalificação das instalações, inclusive no tocante às normas de segurança, é estimada para ser concluída ainda este ano.

Além disso, a Faculdade das Arcadas tem contado com a inestimável colaboração do Corpo de Bombeiros no sentido de adequar suas centenárias instalações aos padrões mais rigorosos e hodiernos de segurança e prevenção destas ocorrências.

*Texto alterado às 15h do dia 18/04/2019 para acréscimo de informações. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!