Disputa por registro

Chapas brigam por nome de Vladimir Herzog na eleição da ABI

Autor

17 de abril de 2019, 15h23

Um imbróglio entre as duas chapas concorrentes tem agitado a eleição para presidir a Associação Brasileira de Imprensa, marcada para o próximo dia 26. Dois grupos disputam o pleito: "Vladimir Herzog" do atual presidente Domingos Meirelles, que tenta a reeleição pela chapa; e a oposição "ABI – Luta pela Democracia", liderada Paulo Jerônimo, o Pajê.

No pano de fundo da briga está o fato de que a família Herzog declarou apoio à chapa de oposição. A chapa de situação foi criticada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog por usar o nome do jornalista na chapa sem consultá-los. Em troca de e-mails, o Instituto afirma que “ nomear uma chapa à eleição de uma instituição é um uso inapropriado”.

Nesta terça-feira (16/4), conforme informado pelo blog do Marcelo Auler, a viúva de Herzog proibiu que a chapa use o nome do jornalista.

Havia ainda uma terceira chapa, que deixou de preencher os requisitos para concorrer depois que onze integrantes anunciaram renúncia. A chapa "Barbosa Lima Sobrinho" trazia Ivan Cavalcanti Proença como candidato à presidência.

Clique aqui para ver as chapas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!