Consultor Jurídico

Colunas

Senso Incomum

Supremo não precisa salvar o mundo; basta respeitar o Direito!

Comentários de leitores

  • Página:
  • 1
  • 2

26 comentários

não gosto de ter preconceito com o texto alheio, mas...

Edson Ronque III (Advogado Autônomo)

quando a pessoa começa a falar de "bolivarianismo no Brasil", nunca sai coisa boa. é cada conspiração...

Falta coragem

Edson Ronque III (Advogado Autônomo)

As vezes, falta coragem pra fazer o óbvio. E o óbvio é simplesmente seguir a lei. a letra da lei é sempre absoluta? não, ninguém disse que é. existem métodos de hermenêutica sofisticados pra entender além daquela frase, num contexto de princípios e normas hierarquicamente superiores.
O que não significa de modo nenhum que não existam obviedades que devem ser tratadas como tal. Aqui no conjur essa semana um grupo de direito civil (!) escreveu uma matéria sobre a prisão de segunda instância (que é matéria constitucional-penal. Mas o grupo de direito civil resolveu dar seu parecer). Começaram dizendo que não tem como espremer uma lei pra dar o resultado que se deseja, e continuaram o texto espremendo as leis pra dar o resultado que eles desejavam, com frases absurdas vinda de um profissional do direito, quanto mais de um grupo, como "o artigo 5, LVII diz que ninguém será culpado antes do trânsito em julgado, mas não diz que não pode ser preso", um argumento que eu esperava de um pré-adolescente, mas não de um profissional da área. Além de uma tentativa sem noção de comparação entre a prisão de segunda instância e a decisão do casamento homossexual.
Em que momento do mundo de repente virou aceitável a óbvia burrice disfarçada de inteligência, para conformar o mundo de acordo com a opinião """majoritária"""?

"Armadilha Bolivariana"

John Paul Stevens (Advogado Autônomo)

Realmente, é bolivariano um país que tem Bolsonaro como presidente. O marxismo cultural domina mesmo uma era em que Olavo de Carvalho é ideólogo oficial do governo. Precisamos de Ernesto Araújo para nos salvar.

Pelo amor de Deus... o delírio é assustador.

Muito bom

Luís Carlos - Servidor Público (Assessor Técnico)

Parabéns ao Jurista pelos brilhantes argumentos.

Armadilha bolivariana

Rivadávia Rosa (Advogado Autônomo)

Parafraseando o marqueteiro: ‘é a ideologia, estúpido!’ [JAMES CARVILLE – “é a economia, estúpido!”).
Assim, é que se impôs no País a Armadilha Hobbesiana – seguida pela “Armadilha Bolivariana” mediante o aparelhamento das instituições, restando o dilema, cuja saída é pela força das armas ou da opinião pública ...
O afastamento do direito [in] consequentemente abriu também o espaço [infinito[ para massas ‘empoderadas’ – promoverem até linchamentos; lapidações; vetos midiáticos, retiradas de honrarias, demonização de supostos depravados, castigo aplaudido pelo público que se manifesta nas redes, que nem sempre são necessariamente fanáticos ou ignorantes.
Pero, como disse o marechal-presidente nos albores da República, diante da possibilidade de concessão de um HC pelo STF: e quem dará HC ao STF.

Impecável

John Paul Stevens (Advogado Autônomo)

Não se trata só de maioria(s). Democracia significa e pressupõe o império da lei. Se aceitar o papel plebiscitário, o Supremo declara mesmo, ele próprio, não servir para nada.

O Fator Barroso é inescapável!

  • Página:
  • 1
  • 2

Comentar

Comentários encerrados em 19/04/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.