Mandado de Segurança

Juiz autoriza empresa a deixar de recolher taxa de controle da Zona Franca de Manaus

Autor

11 de abril de 2019, 13h09

Base de cálculos próprias dos impostos não podem ser usadas para cálculos de taxas. Com esse entendimento, o juiz Marcelo Elias Vieira, da 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná (RO), concedeu um mandado de segurança autorizando uma empresa a deixar de recolher a Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Dollar Photo Club
Base de cálculo de taxa não pode ser a mesma de imposto, segundo juiz Marcelo Elias Vieira.
Dollar Photo Club

A taxa foi criada com a Medida Provisória 757/2016, convertida na Lei 13.451/2017. Sua inconstitucionalidade, sustentam os autores da ação, está na falta de urgência e de relevância na edição da norma, na ausência de propósito de arrecadação e finalidade política-econômica diferente do que determina na Constituição, além do uso de base de cálculo igual a de imposto e inviabilização da atividade empresarial. 

Ao julgar o pedido, que teve inicialmente uma liminar negada, o juiz Marcelo Vieira acatou a tese da defesa apenas quanto ao cálculo da taxa. Ele disse que não cabe ao Poder Judiciário julgar a urgência e a relevância da MP, já que é competência do Poder Legislativo examinar a presença dos pressupostos constitucionais da edição de medidas provisórias, e que a cobrança está dentro das categorias previstas. 

A inconstitucionalidade, entendeu o juiz, está no uso da base de cálculo do imposto de importação, o que é vedado pelo artigo 145, parágrafo 2º, da Constituição Federal. Isso porque a cobrança é referente aos valores e às quantidades das mercadorias importadas.

"Nos termos do Código Tributário Nacional, o impostos de importação tem a seguinte base de cálculo: alíquota 'ad valorem' que recai sobre o preço da operação e alíquota específica que recai sobre unidade de medida", explicou o magistrado. E a TCIF recai integralmente sobre o número de mercadorias importadas, que é uma unidade de medida. "Ou seja, a taxa tem a mesma base de cálculo do imposto de importação, na modalidade da alíquota específica", concluiu. 

Para o advogado Breno Dias de Paula, que defendeu a empresa autora, a decisão é inédita e um precedente relevante da Justiça Federal. "Uma vitória para os empresários que estão localizados e faturam para a Amazônia Legal", comentou.

Clique aqui para ler a decisão.
Processo 1000041-05.2017.4.01.4101

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!